Rondoniagora.com

Rondônia, 03 de Outubro de 2022
Banner
Siga o Rondoniagora

Geral

Porto Cai N’Água será interditado após rompimento de cabos de sustentação

Quinta-feira, 23 Fevereiro de 2017 - 13:02 | da Redação


Porto Cai N’Água será interditado após rompimento de cabos de sustentação

As plataformas de embarque e desembarque do Terminal Hidroviário do Cai N’Água em Porto Velho deverão ser interditadas no fim da tarde desta quinta-feira (23), segundo a própria direção do porto. Os cabos de aço de sustentação da plataforma romperam por falta de substituição no prazo e agora oferecem risco à população.


De acordo com o Ademir Azevedo, diretor do terminal, a interdição foi solicitação pela Marinha, por meio da Delegacia Fluvial de Porto Velho, ao perceber que pelo dois cabos, dos cerca de 14 estão danificados. “A Delegacia Fluvial fez uma vistoria e constatou o rompimento desses cabos de aço que fazem a sustentação do porto, além de outras irregularidades”, afirma Ademir.

Entre as causas para o rompimento dos cabos de aço, Ademir explica que é um processo esperado, pois a cada quatro anos, eles deveriam ser trocados. “A vida útil desses cabos é de quatro anos e eles já estão com seis anos. O rio está enchendo, e se o porto não for interditado para garantir a segurança dos usuários, os cabos podem romper e causar algo pior”, disse o diretor que salientou que o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) não trocou no tempo hábil por burocracia processual. O Rondoniagora entrou em contato com a Superintendência do Dnit em Rondônia que informou que a responsabilidade do órgão em Brasília e não poderia falar sobre o assunto. Em Brasília, os telefones não foram atendidos.

No entanto, apesar de todo o atraso, Admir garante que o Dnit “já contratou a empresa para fazer os trabalhados de reparos e adequações o mais rápido possível, para que o transporte hidroviário no local seja liberado”.

Para evitar acidentes durante o atracamento das embarcações, organizou-se uma espécie de rodízio, o que não sobrecarrega a estrutura. Ainda de acordo com Ademir, assim que o local for interditado, os barcos vão atracar no barranco a margem do Rio Madeira. No entanto, a Defesa Civil de Porto Velho, afirmou ao Rondoniagora que enviará uma equipe para ver o melhor local para as embarcações e evitar deslizamentos.

Porto Cai N’Água será interditado após rompimento de cabos de sustentação
Porto Cai N’Água será interditado após rompimento de cabos de sustentação
Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News