Rondônia, quinta-feira, 25 de abril de 2019
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Geral

Publicado em Sexta, 22 de Março de 2019 - 16h22

Porto Velho teve notificados 433 casos de tuberculose em 2018

da Assessoria


Porto Velho teve notificados 433 casos de tuberculose em 2018

Levantamento feito em alusão ao ‘Dia Mundial de Combate a Tuberculose’ aponta que Porto Velho teve, notificados, 433 da doença em 2018. Os indicadores epidemiológicos preocupam, uma vez que abandono do tratamento é alto, segundo revela a coordenadora municipal de controle da tuberculose, Nilda Oliveira.

“O Ministério da Saúde preconiza uma taxa de cura de 85% e abandono de no máximo 5%, no entanto, em nossa capital, no ano de 2017, a cura dos casos novos de tuberculose pulmonar positiva foi de 74,6% e o abandono foi 22,9%. No ano de 2018, temos 433 casos notificados.”

A estratégia da Secretaria Municipal de Saúde de Porto Velho (Semusa) é realizar o tratamento diretamente observado (TDO), que deve ser feito pelas equipes da estratégia saúde da família (ESF), nas unidades básicas de saúde.

Nesta segunda-feira (25), em alusão ao Dia Mundial de Combate a Tuberculose, a coordenação vai realizar um ‘pit stop’ de conscientização, em frente a Semusa, às 8h30, na avenida 7 de Setembro, esquina com Jorge Teixeira.

Onde procurar atendimento
Toda pessoa que apresente sinais e sintomas suspeitos de tuberculose deve procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima, para avaliação, diagnóstico, tratamento precoce e seguimento do caso.

O tratamento deve ser feito por um período mínimo de seis meses, diariamente e sem nenhuma interrupção. É tudo gratuito e está disponível nas unidades da de saúde da rede SUS. O medicamento é padronizado em todo o Brasil, o doente não precisa se afastar, do convívio familiar.


(Disponível em https://www.rondoniagora.com/geral/porto-velho-teve-notificados-433-casos-de-tuberculose-em-2018)
Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions