Rondônia, segunda-feira, 15 de outubro de 2018
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Geral

Publicado em Sexta, 12 de Janeiro de 2018 - 18h14

Prefeito da Capital visita Baixo Madeira, tranquiliza população e garante que plano de contingência já está pronto

da Redação


Prefeito da Capital visita Baixo Madeira, tranquiliza população e garante que plano de contingência já está pronto

Em coletiva na tarde desta sexta-feira (12), o prefeito Hildon Chaves tranquilizou a população para que não se apavore sobre uma possível nova enchente do Rio Madeira neste ano. Ele garantiu que a Defesa Civil continua monitorando as áreas de risco. Durante a manhã, o prefeito esteve no Baixo Madeira visitando os distritos de Nazaré, São Carlos e Calama que, anualmente, são atingidos.

No início da manhã desta sexta-feira, o nível do Rio Madeira subiu e chegou a 13,85 metros. Já durante a tarde deu uma leve recuada e, às 17 horas, registrou 13,63 metros, segundo monitoramento da Agência Nacional de Águas (ANA).

“Qualquer afirmação de quem quer que seja se vai haver ou não uma enchente igual à de 2014 é especulação porque não tem nenhum fato que comprove isso. Hoje, a única verdade que nós temos é que o Rio Madeira está mais alto do que em 2017. O que nos dá uma tranquilidade é que segundo especialistas o prazo de se repetir uma enchente igual a que ocorreu em 2014 conhecida com uma enchente histórica, é de 300 anos. Hoje as providencias já foram tomadas e o plano de contingência já está pronto. Se atingir os 14 metros será decretado estado de alerta, mas isso não é motivo para pânico”, informou o prefeito.

Ainda de acordo com o prefeito, uma reunião está marcada com especialistas Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) para tratar sobre o Rio Madeira. “Existem algumas informações que ainda não sabemos, por isso no dia 23 de janeiro haverá uma reunião, quando eles irão nos apresentar o prognostico para os próximos 90 dias. Então, a partir dessas informações, nós poderemos passar uma informação maior para a população” disse.

Boataria

Ainda sobre os distritos, Hildon pede que os moradores não entrem em desespero por conta de noticias falsas que estão circulando na internet. “Quando nós chegamos nessas três localidades estavam apavorados por causa de fotos antigas de 2014 dizendo que é imagem de 2018. Então, eu assumi um compromisso com eles de levar as informações para eles referente à situação de onde eles moram, seja notícia boa ou ruim e eles ficaram mais tranquilos porque não serão pegos de surpresa igual na enchente de 2014”, finalizou.

O diretor da Defesa Civil, Marcelo Santos, destacou que a prefeitura já está preparada caso ocorra uma enchente. “Nós já estamos com o plano de contingência pronto caso o nível do rio chegue a 14 metros porque quando ultrapassa esse nível algumas famílias são atingidas. Antes de começar o período de chuva, nós iniciamos um mapeamento e já sabemos quais as famílias terão que ser retiradas de suas casas tanto dentro da cidade quanto nos distritos caso o nível do rio ultrapasse a cota”, destacou.

BR-364

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou que o nível da água está sendo monitorado e o fluxo do trânsito está seguindo normalmente após um trecho do KM-876 ceder por conta do aumento no nível do Rio Madeira.

Na manhã de quinta-feira (11) equipes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT) e do Consórcio Jirau fizeram um reparo onde houve o desbarrancamento.


Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions