Rondônia, sexta-feira, 29 de maio de 2020
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Geral

Publicado em Quarta, 18 de Março de 2020 - 16h49

Prefeito fecha boates, danceterias, reduz horário de shopping e exige responsabilidade de igrejas

da Redação


Prefeito fecha boates, danceterias, reduz horário de shopping e exige responsabilidade de igrejas

Em coletiva na tarde desta quarta-feira (18), o prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves (PSDB) anunciou uma série de medidas preventivas de combate ao Coronavírus. As ações, que serão publicadas no Diário Oficial de quinta-feira, estão dispostas no Decreto 6.597. Entre as decisões, a suspensão, por 15 dias dos alvarás de funcionamentos de boates, teatros, cinemas, danceterias, academias e estabelecimentos de entretenimento de ambiente fechado. O horário de funcionamento do shopping foi alterado, passando a funcionar entre 12 e 21 horas (20 horas para lojas).

Podem funcionar sem restrição os restaurantes, empresas de fornecimento de alimentação farmácias, laboratórios e demais prestadores de serviços de saúde, com a determinação de espaçamento mínimo de dois metros de distância entre as mesas e um metro entre pessoas.

O decreto também recomenda que entidades religiosas suspendas os encontros por tempo indeterminado. Se não atenderem a determinação, ficarão sujeitas a punições na esfera penal.

Os supermercados ou outros estabelecimentos que revendam gêneros alimentícios foram autorizados a funcionarem até 24 horas por dia no período de 90 dias.

Entre medidas administrativas, ficam suspensas também por 15 dias o acesso público à órgãos da Prefeitura. Crianças não poderão entrar por 90 dias.

Apoio

O prefeito pediu a colaboração da população para que procure as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Upas, somente em caso de extrema necessidade.

Ele ressaltou que mesmo sem nenhum caso confirmado na Capital, por precaução, o município precisa seguir as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e com isso o decreto de estado emergência no âmbito da saúde municipal. “A população precisa evitar procurar as unidades de saúde se não for realmente necessário. Em caso de suspeita, liguem nos telefones disponíveis para dúvidas antes de procurar atendimento”, orientou.

O prefeito anunciou a contratação emergencial de mais de 40 médicos para aumentar o quadro de profissionais na rede municipal. “Eu determinei que todos fossem chamados de uma única vez. Se houver necessidade, nós faremos novas contratações para melhor atender nossa população nesse momento”, disse o prefeito.

A secretária municipal de saúde, Eliana Pasini, informou que os atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) serão reduzidos para evitar aglomeração de pessoas nas unidades. “Nós vamos mudar os agendamentos e os horários que temos hoje, diminuindo o número de pacientes. Alguns atendimentos serão remarcados para que a gente possa atender somente os casos mais urgentes”, explicou.

A Unidade de Saúde do Bairro Castanheira, Areal da Floresta e Centro de Saúde Maurício Bustani funcionarão das 7 horas às 19 horas a partir da próxima segunda-feira (23), segundo a Semusa. “Vamos entrar em uma nova rotina para poder atender a população com todo respeito e com o que necessitar. Pedimos também que todos fiquem atentos as recomendações”, alertou Eliana Pasini.

Os atendimentos domiciliares, que serão realizados em caso de necessidade, serão feitos pela equipe da Saúde da Família, que irá até a casa do paciente. “Nós vamos nos organizar dependendo do caso que necessita de atendimento”, disse.

A secretária enfatizou a importância de a população ficar em casa para evitar a disseminação do vírus. “Essa é uma das formas de prevenção e por isso pedimos que todos sigam as nossas orientações”, pediu.
Em caso de sintomas como febre, tosse e falta de ar, a população pode tirar dúvidas antes de procurar atendimento médico ligando nos números disponíveis que são: 0800-647-1010, 3901-2835, 98473-3110, 9 8473-7482 ou 9 8473-8041.

Seu navegador não suporta visualização de PDF. Parar ver o documento, clique aqui.


Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions