Rondônia, quinta-feira, 25 de abril de 2019
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Geral

Publicado em Terça, 19 de Março de 2019 - 11h10

Rio Madeira continua baixando e Sipam descarta possibilidade do nível chegar a 18 metros

da Redação


Rio Madeira continua baixando e Sipam descarta possibilidade do nível chegar a 18 metros

O Rio Madeira continua baixando e registra, nesta terça-feira (19), a cota de 16,87 metros, segundo dados da Agência Nacional de Águas (ANA). Essa redução é considerada normal pelo Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), que já descartou a possibilidade do nível do rio atingir 18 metros.


O prognóstico realizado pelo órgão diz que o rio pode chegar a 17,50 metros. Por outro lado, observando-se as chuvas recentes na bacia formadora do Madeira, rios Beni e Mamoré, a expectativa é de redução do nível, ou seja, está dentro da normalidade esperado para esta época do ano, esclarece o Sipam.

A chefe do Setor Operacional Sipam, Ana Cristina Strava, explica que a redução das chuvas nos últimos dias está dentro das previsões do órgão. “As chuvas estão totalmente dentro da normalidade, mas ainda não acabou o período chuvoso, porém já estamos na direção ao período de transição, quando é muito comum a intercalação entre dias com e sem chuvas”, explicou.

O Sipam informou que para esta terça-feira a previsão ainda é de chuvas, mas com pouca intensidade, com relação ao esperado. “Na quarta-feira (20) será possível observar um dia chuvoso na Capital e na região do centro-norte do Estado. Na quinta-feira (21) o céu deve variar de nublado a encoberto e as chuvas ocorrerão com pancadas seguidas de trovoadas”, alertou Ana Cristina.

Um balanço climático feito pelo órgão apontou que do dia 1º de janeiro a 18 de março já choveu 879,40mm, quantidade considerada normal para o trimestre, uma vez que chove em média 933,8mm na Capital nesse período.

Sobre a elevação do nível do Rio Madeira, Ana Cristina Strava, disse que para os próximos sete dias, são esperadas chuvas dentro da normalidade nas bacias dos rios Beni e Mamoré, ficando ligeiramente abaixo do normal na bacia do Guaporé. Como o rio já se encontra no seu patamar mais elevado para essa época do ano, a probabilidade é que os níveis continuem caindo nas localidades de Nova Mamoré, Abunã e Porto Velho. “Em Guajará e Costa Marques, o rio passará de estável com leve tendência de queda também”, completou a chefe operacional.

A previsão do Sipam é de chuvas acima da média para o início do trimestre março, abril e maio, tendendo à normalidade do meio para o fim do trimestre.


(Disponível em https://www.rondoniagora.com/geral/rio-madeira-continua-baixando-e-sipam-descarta-possibilidade-do-nivel-chegar-a-18-metros)
Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions