Rondônia, domingo, 16 de fevereiro de 2020
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Geral

Publicado em Quarta, 22 de Janeiro de 2020 - 10h59

Sindicatos unificados solicitam audiência pública com deputados para discutir reforma da previdência do Estado

da Assessoria


Sindicatos unificados solicitam audiência pública com deputados para discutir reforma da previdência do Estado

Os sindicatos unificados protocolaram ofício nesta terça-feira (21), ao presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, Laerte Gomes (PSDB), e para os demais deputados estaduais, solicitando uma audiência pública para discutir sobre a Reforma Previdenciária no âmbito estadual.

Os sindicatos tiveram acesso a Minuta da proposta de Reforma da Previdência em Rondônia e, desde o início do ano, têm se reunido para apontar estratégias em conjunto, em defesa da previdência dos servidores públicos estaduais.

Nesta segunda-feira (20), os representantes das entidades sindicais reuniram-se com a Presidente do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos de Rondônia (Iperon), Maria Rejane Sampaio dos Santos Vieira, para discutir sobre o tema. Na oportunidade, foi entregue um ofício solicitando que o processo de reforma constitucional seja realizado de forma democrática e transparente, com ampla participação popular. Também solicitou-se que seja publicado o relatório atuarial que balizou a proposta de reforma e as atas de reuniões dos conselhos, e que o Iperon disponibilize os cenários analisados para equacionar o déficit com aumento da contribuição patronal para 28%.

Por se tratar de um tema que atinge todas as categorias, a principal solicitação é que a sociedade tenha conhecimento prévio do texto da Reforma da Previdência e que a mesma possa ser discutida antes da possível aprovação pelos deputados estaduais, uma vez que as novas medidas podem impactar de forma negativa na vida profissional dos trabalhadores, a exemplo da Reforma apresentada por Jair Bolsonaro, que provocou mudanças na contribuição da previdência, aumentando ainda mais os descontos na folha salarial do funcionalismo público.

A presidente do Sintero, Lionilda Simão, esteve presente na ALE/RO juntamente com representantes sindicais de outras categorias, sendo que cada entidade protocolou 24 ofícios direcionados a cada um deputado, com o pedido de audiência pública com a presença de representantes de todos os sindicatos de Rondônia, representantes do Iperon, dos Poderes Executivos, Judiciário, Legislativo, bem como o Ministério Público e Tribunal de Contas do Estado.
“A nossa avaliação é de que deve haver um amplo debate com a sociedade, antes da aprovação de qualquer projeto. Por isso, nosso objetivo é que os deputados se comprometam com a classe trabalhadora e nos convidem para debater sobre a Reforma da Previdência. Queremos entender qual a real situação de nosso Instituto de Previdência, e caso exista um déficit, este não pode penalizar a classe trabalhadora e sim os grandes devedores e privilegiados”, disse a presidente do Sintero, Lionilda Simão.


(Disponível em https://www.rondoniagora.com/geral/sindicatos-unificados-solicitam-audiencia-publica-com-deputados-para-discutir-reforma-da-previdencia-do-estado)
Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions