Rondônia, terça-feira, 29 de setembro de 2020
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Geral

Publicado em Sexta, 20 de Janeiro de 2017 - 18h16

Sipam alerta para muita chuva em todo o estado nos três primeiros meses do ano

da Redação


Sipam alerta para muita chuva em todo o estado nos três primeiros meses do ano

Apesar das fortes chuvas que tem caído sobre a capital rondoniense, o Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), garante que a quantidade chuvas está dentro da média para este período do ano. Segundo o meteorologista Luiz Alves, em torno de 170 milímetros de água foram registrados do dia 1º ao dia 20 de janeiro.

A quantidade está dentro da média de 300 a 350 por mês, o que soma 1.000 milímetros de janeiro a março, período do inverno em Porto Velho. O volume representa um terço da média de chuva anual, que é de 3.000 milímetros.

“Durante os três primeiros meses teremos, sim, muita chuva, mas em relação ao volume, janeiro é o mês mais chuvoso do ano mesmo. Este deve ser um inverno mais rigoroso do que 2016. Neste mesmo período do ano passado, quantidade registrada foi de 190 milímetros. Já em 2014, quando houve a cheia histórica do Rio Madeira, o volume de chuvas do mesmo período, de 1º a 20 de janeiro, foram 296.8 milímetros”, comparou o meteorologista.

Mas o profissional explica que, embora haja grande quantidade de chuva na capital, o volume não influencia no aumento do nível do Rio Madeira, que hoje marca 11,54 metros. “A bacia do nosso rio é muito extensa, e o que faz com que ele apresente cheia é o volume de chuvas lá na Bolívia, na cabeceira do rio”.

Segundo Luiz Alves, o alerta é para a região Centro-Sul do estado. “Teremos muita chuva em todo o estado, e principalmente os rios desta região são os mais afetados, porque são rios menores, e dependendo do volume de uma única chuva, registrando a partir de 50 milímetros, esses rios tendem a transbordar”.

Quanto a temporais, Luiz afirma que é comum que eles aconteçam neste período, mas não é típico que sejam como os de setembro e outubro, com os fortes e temidos ventos que geralmente causam tantos prejuízos à comunidade.


Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions