Rondônia, sexta-feira, 23 de outubro de 2020
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Geral

Publicado em Quarta, 18 de Novembro de 2009 - 14h57

Sipam: Ventos de mais de 50 km/hora foram responsáveis por estragos em Porto Velho

Sipam


Na tarde desta terça-feira (17), chuvas e ventos fortes atingiram boa parte de Porto Velho, deixando prejuízos para a população da cidade. O temporal foi causado pela formação de uma faixa de nuvens de chuva no sul do Amazonas, que se extendeu pelo norte e oeste de Rondônia, de Porto Velho até a Ponta do Abunã. Os meteorologistas do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) detectaram o fenômeno com antecipação e puderam alertar a Defesa Civil.

As chuvas ocorreram entre as 16h e 17h. Foram 17,6 milímetros em apenas uma hora, o que é considerado um volume moderado. Já a intensidade dos ventos chegou a 46.3 km/h, às 15h40 da tarde no aeroporto, e 52.9 km/h na BR-364, segundo a escala, ventos fortes. O meteorologista Luiz Alves explica que a incidência de ventos fortes é comum nesse período em que se inicia o inverno amazônico, já as chuvas, estão acima do normal. “A precipitação é algo que varia muito, mas em novembro costuma chover entre um mínimo de 150 milímetros e um máximo de 250 milímetros. Até o dia 17 tivemos um acumulado de 240,4 milímetros de chuva, portanto, fecharemos o mês acima da média, já que ainda há previsão de chuva”, explica.

Mesmo fraco, o fenômeno El Niño continua atuando na região do Pacífico Equatorial e influenciando o aumento das chuvas na porção sudoeste da região Amazônica. Na próxima semana, uma nova reunião entre os meteorologistas do Sipam em toda a Amazônia deve definir se a tendência continuará em toda a estação chuvosa de Rondônia.
Para os próximos dias há previsão de chuvas, mas elas só devem acontecer de forma significativa nas proximidades do final de semana. Sobretudo no sábado, deve chover bastante devido a avanço de frente fria sobre o sudeste, o que causa instabilidade em Rondônia.

Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions