Rondônia, terça-feira, 18 de maio de 2021
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Geral

Publicado em Quinta, 30 de Abril de 2015 - 16h56

Trabalhadores rondonienses da JBS Friboi não terão feriado nessa sexta

RONDONIAGORA e Assessoria


Os empregados do frigorífico JBS Friboi não terão feriado no Dia Internacional Trabalhador. A folga ficará para o sábado. Segundo a CUT, “para dar um ar de ′legalidade′ a medida unilateral a administração do Friboi recolheu um abaixo assinado diretamente dos seus empregados, sem qualquer participação do sindicato da categoria, o SINTRA-ALI. Ou seja, todos se viram obrigados a assinar "concordando", pois do contrário teriam que dizer não para os seus próprios chefes, correndo os riscos de quem desobedece a uma ordem seja direta ou implícita”.

Em nota enviada à imprensa na tarde desta quinta-feira, o presidente da Central Única dos Trabalhadores em Rondônia, Itamar Ferreira, afirma que os funcionários receberam na manhã um comunicado informando que o feriado havia sido transferido. “O questionamento dos trabalhadores é com o fato do SINTRA-ALI (sindicato da categoria) ter concordado com a troca sem realizar nenhuma consulta aos trabalhadores”, informa a nota.

Em reunião de aproximadamente duzentos trabalhadores de frigoríficos, realizada na noite desta quarta-feira (29) no Plenário da Câmara de Vereadores de Rolim de Moura, muitos funcionários do Friboi denunciaram que se sentiram constrangidos a assinar o documento. Afirmam, ainda, temer represálias caso não concordassem com a troca de feriados. “O mais grave é que o SINTRA-ALI em vez de defender esse direito dos trabalhadores e recusar tal medida imposta, concordou com a devida troca".

Para a CUT, a medida do JBS Friboi é um desrespeito a todos os trabalhadores, não só do frigorífico, já que o Dia Internacional do Trabalho não é somente um dia de "folga", mas uma data histórica para a classe trabalhadora. “É um dia de comemoração, mas também de confraternização e reflexão. Ele foi instituído em memória à morte de três manifestantes ocorrida em maio de 1886 em Chicago nos Estados Unidos, que lutavam pela redução da jornada para 8 horas. Essa data, também, é para lembrar e denunciar os abusos contra os trabalhadores”, diz Itamar.

A CUT promete denunciar a medida à Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE), ao Ministério Público do Trabalho (MPT) e à Assembleia Legislativa de Rondônia e aos deputados federais e senadores de Rondônia. A Central Única dos Trabalhadores está solicitando da SRTE uma fiscalização e multa sobre o JBS Friboi nesta sexta-feira, por prática abusiva e desrespeito contra os funcionários.

Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions