Rondônia, 12 de maio de 2024
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Geral

UPA da Zona Leste não tem médico e pacientes voltam para casa sem atendimento

Quarta-feira, 09 Março de 2016 - 14:11 | RONDONIAGORA


UPA da Zona Leste não tem médico e pacientes voltam para casa sem atendimento

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Zona Leste da capital, não tem médicos para atender aos pacientes da região na tarde desta quarta-feira. Segundo o diretor da unidade, Raimundo Lamarão, a situação já se arrasta há meses, por falta de profissionais na escala fixa do plantão. “Estávamos contando com a boa vontade de médicos que vinham de outras unidades para atender em regime de hora extra. Depois do fato ocorrido ontem, com a agressão sofrida pelos profissionais por parte de uma paciente, eles se recusam a continuar trabalhando dessa forma”, explicou.



Pela manhã, dois médicos – os únicos que fazem parte da equipe fixa da unidade se dividiram para fazer o atendimento, sendo que um deles ficou direto na sala vermelha, que atende a pacientes mais graves.

O pedreiro Pedro Nobre, chegou à unidade por volta das 12h30min e não conseguiu mais atendimento para o filho. “Que situação difícil! Deixei de almoçar para vir trazer o menino doente, e agora vai ser complicado ir até outra unidade mais distante, dependendo de transporte público e ainda tenho o outro filho pra levar à escola”, lamentou-se.

O diretor da unidade garante que o problema já havia sido comunicado a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), que aguarda a apresentação de novos médicos após a publicação de edital de chamamento publicado na última semana.  “Ainda ontem no final da tarde eu informei à secretaria que hoje teríamos esse problema. No final da tarde teremos uma reunião com o secretário de Saúde e vamos ver o que será possível fazer para resolver essa questão”, completou Raimundo Lamarão.

Profissionais como dentista, enfermeiros e técnicos estão na unidade para atender. O laboratório também está funcionando normalmente, mas todos os encaminhamentos necessitam da avaliação de um médico de plantão.

Versão oficial

A Prefeitura garante que o atendimento está normal. Veja nota oficial:


A Secretaria Municipal de Saúde de Porto Velho (Semusa) comunica que, apesar da escala de profissionais médicos na Unidade de Pronto Atendimento 24h da zona leste estar reduzida, o atendimento não foi suspenso e prossegue normalmente nesta quartafeira (9 de março de 2016), dando prioridade a casos de urgência e emergência de todas as faixas etárias. Contudo, recentemente o fluxo de pacientes tem crescido, o que acaba por tornar mais demorado o atendimento de casos menos graves, mesmo que sejam crianças. Por isso é recomendado que os atendimentos pediátricos sejam realizados no Pronto Atendimento da Policlínica Ana Adelaide, que dispõe de atendimento pediátrico exclusivo para crianças. A Semusa informa ainda que nesta semana foram convocados 44 clínicos gerais com carga horária de 20 horas e 11 clínicos gerais com carga horária de 40 horas, que têm um prazo de 30 dias para tomar posse e ajudar a atender com maior rapidez e qualidade o fluxo de pacientes de Porto Velho.

Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também