Rondoniagora.com

Rondônia, 25 de Setembro de 2022
Banner
Siga o Rondoniagora

Geral

Vacinação contra aftosa começa nesta quarta em Rondônia

Terça-feira, 14 Outubro de 2008 - 15:59 | RONDONIAGORA.COM


A segunda etapa da Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa começa, nesta quarta-feira (15), em Rondônia e segue até 15 de novembro, 10.775.931 de bovinos e bubalinos devem ser vacinados. Em abril deste ano, na primeira etapa da campanha, foram imunizados 99,38% do rebanho total.

Rondônia é o quarto maior exportador de carne do Brasil. Segundo o chefe de Divisão Técnica da Superintendência Federal de Agricultura (SFA/RO), Alexandre Rodrigues Menezes, o estado se mantém livre da febre aftosa com vacinação, desde 2003, tem a Rússia como principal importador e conta com filiais dos principais frigoríficos brasileiros.

Menezes recomenda que as vacinas sejam conservadas de acordo com as orientações do Mapa. "Elas devem ser mantidas em temperatura de 2oC a 8oC e não ficarem expostas ao sol, sendo retiradas do ambiente climatizado apenas no momento de imunizar os animais", explica.

Os produtores terão até 20 dias após o término da campanha, 5 de dezembro, para declarar a vacinação à Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron) na qual está cadastrado. Os criadores que não declararem até a data prevista, serão multados e não receberão a Guia de Trânsito Animal (GTA). Com informações do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. (AB) Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News