Geral
Você como uma empresa
Segunda-feira, 13 Outubro de 2014 - 09:00 | ANTONIO WILSON

“O planejamento é uma ferramenta administrativa que possibilita perceber a realidade, avaliar os caminhos, construir um referencial futuro, estruturando o trâmite adequado, e reavaliar todo o processo a que o planejamento se destina” (Autor desconhecido).
Vamos lá. Coloque a imaginação para funcionar, temos que fazer uma longa viagem, cheia de incertezas. Permita-se contar uma estória. Transforme-se em uma possível entidade jurídica e perceba então o tamanho do seu universo. Agora você é uma empresa e como tal possui uma infinidade de direitos e obrigações. Há que se avaliar o conjunto da obra e todos os passos e descompassos que permeiam a vida de um CNPJ. É uma jornada rumo ao desconhecido em que não há devolução da passagem e nem é permitido desembarcar.
Em primeiro lugar você precisa decidir qual será sua área de atuação e deverá escolher entre um dos setores abaixo. É uma empresa voltada para qual setor? Setor Primário que tem como premissa atuar no agronegócio e cuja missão principal é servir uma das necessidades básicas do ser humano: alimentação. Você pode decidir se deseja atuar no ramo da transformação de insumos (indústria) em produtos acabados cujo segmento na linguagem econômica é definido como Setor Secundário. Ou estabelecer uma linha de pensamento direcionada para o segmento de prestação de serviços de toda espécie, incluindo vendas e assistência técnica de prevenção e manutenção. Setor Terciário.
Vencida apenas a primeira etapa que – diga-se de passagem – é a mais importante porque enseja a grande tomada de decisão sobre a área de atuação agora é hora de conceber a estratégia da empresa. Vai oferecer o que para a sociedade? Almejará tornar-se como? Pensa em entregar um legado à vida?
Quem é essa empresa? Que cara ela tem e como pretende ser reconhecida no mercado? Para tanto está na hora de preparar o planejamento estratégico. Perguntas e mais perguntas fervem em sua cabeça. Onde a empresa será muito forte e bem posicionada? Quais os aspectos que precisaremos melhorar internamente para competir com qualidade? Como é sabido qualquer empreendimento tem seu nicho de grandes oportunidades e caberão a esse novo entrante encontrá-las e decidir o que fazer com elas.
Sem esquecer, é claro, que há também algumas ameaças à espreita. Muitas ameaças e armadilhas no caminho. Aproveitar as oportunidades e contornar as ameaças é a regra geral.
Com as informações acima já se descortina no horizonte grandes possibilidades de traçar um plano de ação. Como você leitor pode perceber estamos ainda na fase do papel, da redação e da teoria.
Próxima etapa. Investimentos. Sede própria ou locada? De onde extrair os recursos? Capital próprio ou de terceiros? Qual é sua capacidade de endividamento afinal? Além do cuidado quanto aos recursos físicos e financeiros, há que se ter atenção redobrada quanto aos parceiros.
Quem estará comigo nessa jornada e com quem eu posso contar verdadeiramente?
A questão acima merece uma reflexão profunda. Toda empresa de sucesso tem como “segredo” um contingente de talentos humanos irreparáveis. São o que há de melhor para se cercar. Profissionais âncoras que servem de apoio para as decisões e o labor diário.
Com a avaliação desses pontos destacados você encontra o mínimo necessário para definir que empresa será você. Doravante é hora de agir guiado pelos princípios que escolheu para sua vida. Trace os objetivos e ponha-se a produzir. É hora, pois, de abrir as portas, arregaçar as mangas e pendurar uma tabuleta com os seguintes dizeres: “A estrada do sucesso está sempre em construção. É um caminho que avança não um fim a ser alcançado”.
Grato pela atenção.
Adm. Antonio Wilson - Consultor Empresarial - Executive
Coach LPC
(069) 8111 9484 - 3222 0587