Negócios
As 7 melhores ferramentas de marketing digital SaaS para o seu negócio em 2025
Quarta-feira, 14 Maio de 2025 - 06:21 | Redação

Plataformas digitais de gestão, comunicação e colaboração são uma tendência que qualquer negócio deve seguir. Se as ferramentas não forem dependentes de instalação e manutenção, melhor ainda. A solução mais moderna são as ferramentas SaaS, que agregam agilidade e otimização, com muito menos esforço e definitivamente menos custo.
O que é uma Ferramenta SaaS?
A sigla é “Software as a Service” em inglês, e significa algo como “software como um serviço”. Para resumir, é uma plataforma online que não precisa de instalação, manutenção, atualização local, compra de licença, gerir backup e todo este tipo de administração. Pagas ou não, as plataformas precisam apenas de login e senha.
Bases da Lista de Melhores Ferramentas
Uma lista de melhores ferramentas de marketing digital precisa ser baseada na utilidade, mas também na adaptabilidade aos diversos nichos de negócios que são criados e transformados todo dia. Conheça abaixo uma lista com as 7 melhores ferramentas de SaaS para otimizar os processos de qualquer projeto:
Ferramentas de Colaboração Interna
Além de se comportarem como ferramentas de comunicação, como chats internos entre funcionários, o principal ponto aqui é a colaboração. A integração entre colaboradores precisa ser a mais dinâmica possível, e a ideia é unir conversa, arquivo, tabela, fotos e PDFs em um só lugar. Para trabalhar com PDF, inclusive, outra boa ferramenta universal é o PDFGuru.com, que permite todo tipo de alteração e compactação. Aqui vão bons exemplos de SaaS de colaboração interna:
- Google Workspace;
- Slack;
- Trello.
O principal objetivo das ferramentas de colaboração interna é a facilitação da comunicação e compartilhamento de arquivos.
CRM | Gerenciamento de Relacionamento com o Cliente
“Customer Relationship Management” é a sigla da vez em inglês, mas o termo é utilizado tanto para as técnicas, quanto para os próprios softwares que fazem a gestão. O que estes programas fazem é centralizar os dados de relacionamento com cada cliente, e apresentá-los de forma dinâmica para as empresas. Com um CRM, dá para saber o “quem, o quando, onde, como e quanto” de cada cliente. Alguns bons exemplos de CRM são:
- Salesforce;
- Zoho;
- Bling.
O objetivo é apresentar as movimentações mais relevantes, com gráficos e dados detalhados de cada cliente na base. Informações quase sempre preciosas para a tomada de decisão.
Programas de Desenvolvimento
Principalmente para o mercado de criadores e desenvolvedores, há também as ferramentas SaaS voltadas à colaboração em códigos e otimização de deployment. Para quem busca integração entre sistemas, automatização de processos e gerenciamento de performance, uma solução SaaS definitivamente pode tornar as coisas mais simples. Aqui vão alguns nomes para ficar de olho:
- GitHub;
- Zapier;
- Sublime Text.
O objetivo aqui é facilitar o desenvolvimento de softwares através da otimização de todos os processos de criação e manutenção.
Software para Gestão de Contabilidade
A parte de contabilidade e finanças pode ser um pouco difícil, principalmente para empresas familiares e startups, mas também existem ferramentas digitais para ajudar nessa parte. Entre os serviços facilitados, dá para destacar emissão de NFs, controle de entradas e saídas, controle de obrigações, cálculo de impostos. Algumas ferramentas permitem até a integração com bancos, meios de pagamento e máquinas de cartões, por exemplo. Os bons nomes da vez são:
- Conta Azul;
- Nibo;
- Olist Tiny.
O objetivo é auxiliar no controle e acompanhamento das finanças do negócio, com riqueza de detalhes em relatórios e análises como produto final.
Plataformas de Vendas Online
O gerenciamento de vendas online é muito importante para diversos negócios, e a boa notícia é que não faltam boas opções de ferramentas SaaS para isso. É possível criar lojas online, pagar, receber, gerenciar estoques, conectar cartões e máquinas e muito mais. Alguns dos melhores portais para isso são:
- PagSeguro;
- Shopify;
- Mercado Pago.
O objetivo é integrar toda a parte de pagamentos de um negócio online, e potencializar os canais de venda através da criação e gestão de lojas virtuais.
Sistemas de Automação de Marketing
Saber quais são as ferramentas digitais mais indicadas para automação de marketing é um grande trunfo para qualquer nicho, pois a gestão dos anúncios e patrocínios é um dos principais motores do eBusiness atualmente. Estes softwares servem para automatizar o envio de e-mails, a construção e adaptação de Leads, gestão de redes sociais e muito mais. Alguns bons exemplos de ferramentas de automação de marketing são:
- HubSpot;
- Mailchimp;
- RD Station.
O objetivo dessa vez é organizar as ações de marketing digital de uma empresa, cuidando de toda a parte de divulgação, criação e gerenciamento de campanhas.
Ferramentas Analíticas
Para finalizar, outra tendência para 2025 é a utilização de ferramentas SaaS dedicadas às análises de desempenho. Dados detalhados sobre o comportamento dos clientes e da posição da empresa nos mecanismos de busca são preciosos para qualquer negócio. O que estes programas fazem é trazer mapas de calor, análise de tráfego, monitoramento de performance, comparativos e muito mais. As melhores ferramentas SaaS de análise de dados são:
- Google Analytics;
- Tableu;
- Power BI.
O objetivo é trazer estatísticas e dados relevantes sobre a posição e os projetos do negócio online, de modo a guiar estratégias e dar qualidade às decisões.
Conclusão
Estas são as ferramentas digitais mais usadas e seus principais representantes para melhorar os resultados do seu negócio em 2025. São ferramentas SaaS completas que podem otimizar processos em qualquer nicho, sem aumentar custos ou esforços de manutenção.
Veja Também
O mercado de apostas esportivas do Brasil está em franco crescimento e novos operadores estão surgindo a cada dia. Com uma oferta que não para de aumentar, a...