Rondônia, 22 de maio de 2024
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Negócios

Qual o melhor programa para fazer backup de arquivos?

Sábado, 18 Março de 2023 - 07:08 | Redação


Qual o melhor programa para fazer backup de arquivos?
Imagem de Dylan Gillis no Unsplash

As tecnologias digitais chegaram para facilitar uma série de tarefas em nossas vidas. Se em tempos passados precisávamos de câmera fotográfica, bloco de anotações, relógio, livro e diversos outros apetrechos, tudo isso foi substituído por um único aparelho: o smartphone!

De maneira similar, os computadores pessoais também têm espaço importante em nosso cotidiano. Embora tenham evoluído com o passar dos anos, os primeiros PC passaram a integrar nossas vidas antes mesmo dos celulares, ajudando em uma série de tarefas diárias.

Naturalmente, toda tecnologia possui falhas. Entre erros humanos e a degradação natural de objetos eletrônicos, os dados contidos nos computadores e outros dispositivos podem ser perdidos. A fim de evitar prejuízos, é muito importante saber como realizar cópias de dados.

O que é um backup de arquivos?

Como a introdução sugere, backup de arquivos consiste na criação e armazenamento de cópias de dados. Essas cópias não são inferiores aos arquivos originais de maneira alguma, servindo para substituí-los em caso de perdas ou permitindo o acesso em outros dispositivos. 

Assim como outras tarefas ligadas aos computadores, existem diferentes maneiras de se realizar backups, de acordo com a necessidade de quem o está fazendo. Os três principais tipos são o backup completo (ou “full”), o backup incremental e o backup diferencial.

Para além da simples realização de cópias, backups também servem ao propósito de salvar versões anteriores de arquivos. Isto é: caso um documento seja modificado de maneira irreversível, uma cópia anterior permite que o usuário tenha acesso a informações apagadas.

A fim de facilitar os processos de backup de arquivos, é comum que se utilize softwares. Esses programas para computadores ajudam na tarefa, seja realizando o backup em si ou executando tarefas secundárias, como proteção dos dados e agendamento das atividades.

Melhor programa para fazer backup: UBackit!

Quando falamos sobre os melhores programas para fazer backup, o Wondershare UBackit sai na frente. O programa está disponível para computadores com o sistema operacional Windows 7 e posteriores e um teste pode ser realizado gratuitamente baixando o software.

UBackit possui uma sólida base de usuários e boas recomendações, seja no seu uso para o backup de arquivos pessoais, seja em contextos profissionais e empresariais. As ferramentas disponíveis são simples, eficazes e seguras, garantindo que os dados não sejam perdidos.

É possível realizar backup incremental, agendamento de backup, backup criptografado, em tempo real, de arquivo, de partição, de disco rígido externo e em disco. Basicamente, todas as principais possibilidades de backup estão contempladas em um único programa.

O UBackit é um software pago, mas os usuários que se interessem pelas ferramentas de backup em disco (entre outras), podem realizar um teste gratuito durante 1 mês. Para fazer isto, basta realizar um cadastro na plataforma, sem a necessidade de inserir seu cartão.

Como fazer backup de arquivos usando o UBackit?

Agora que já falamos sobre os backups e sobre o UBackit, chegou a hora de colocar a mão na massa! O tutorial abaixo é bastante simples e requer somente que você tenha em mãos os dados que está procurando copiar, um computador com Windows e acesso à internet.

1 - Tenha os arquivos no computador

Antes de realizarmos o backup dos arquivos, é preciso se certificar de que eles estão presentes no computador onde o UBackit será instalado. Caso eles não estejam salvos na memória interna da máquina, você precisará conectá-los por um USB, HD ou SSD externo.

2 - Faça o download e a instalação do UBackit

Como mencionamos brevemente em um dos tópicos anteriores, o download do UBackit pode ser feito no site oficial do programa. Quando o arquivo for baixado completamente, você realizará a instalação do software clicando na extensão .exe e aguardando uns segundos.

Qual o melhor programa para fazer backup de arquivos?

3 - Realize um cadastro

Assim que abrir o UBackit pela primeira vez, o software perguntará se você já tem uma conta ou gostaria de criá-la. Não se preocupe: esse cadastro serve somente para entregar o seu período gratuito (e, caso deseje assinar o programa, para garantir a sua segurança).

4 - Inicie o processo de backup

Assim que o cadastro for concluído, você poderá acessar a janela inicial do programa. Clique em “crie um novo” e em seguida selecione se gostaria de realizar um backup de disco (isto é, de todos os dados de um dispositivo) ou backup de arquivo (selecionando dados específicos).

5 - Selecione os dados e o destino do backup

O passo seguinte consiste na escolha dos dados que você irá copiar e onde eles ficarão salvos. Você pode, por exemplo, selecionar os arquivos de um HD externo e fazer o backup deles no disco rígido do seu computador. Em seguida, basta selecionar “fazer backup”.

Qual o melhor programa para fazer backup de arquivos?

E é só isso! Dependendo da quantidade de arquivos ou do tamanho deles, pode ser necessário aguardar alguns minutos. É muito importante que você não feche o programa ou desligue o computador, a fim de que o backup dos arquivos não seja interrompido.

A maior vantagem do UBackit é a sua versatilidade. Além das múltiplas possibilidades de backup, a sua utilização é simples para aqueles que nunca mexeram com ferramentas dessa natureza, ao mesmo tempo em que entrega opções de cópia e salvamento complexas.

Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também