Rondoniagora.com

Rondônia, 03 de Outubro de 2022
Banner
Siga o Rondoniagora

Opinião

Dia Nacional do Campo Limpo tem recolhimento de embalagens de agrotóxicos

Quinta-feira, 18 Agosto de 2016 - 15:17 | Da Secom - Por Amabile Casarin


Dia Nacional do Campo Limpo tem recolhimento de embalagens de agrotóxicos
A Agência de Defesa Sanitária Agrossilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron) vem realizando durante o mês de agosto diversas atividades de conscientização sobre a importância de devolver as embalagens vazias de agrotóxicos em comemoração ao Dia Nacional do Campo Limpo (DNCL), celebrado nesta quinta-feira (18).

Os técnicos da Idaron estão palestrando em escolas e universidades, apresentando teatro de fantoche, fazendo pit stop com a distribuição de material educativo, realizando o recebimento itinerante de embalagens vazias, entre outras atividades.

Nesta quinta-feira o Portas Abertas na Central de recolhimento de embalagens vazias, em Cacoal, onde estudantes universitários visitam o local e recebem explicações sobre todo o caminho da embalagem de agrotóxico até o envio para reciclagem ou incineração.

Esta é a 12ª edição do Dia Nacional do Campo Limpo, que tem como tema “Conscientizar e educar sempre”. No País, cerca de 100 unidades de recebimento de embalagens de agrotóxicos, de 23 estados, participam da atividade.

A gerente de Defesa Vegetal, Rachel Barbosa, observou que como órgão responsável pela fiscalização de agrotóxicos no Estado de Rondônia, a Agência Idaron realiza diversas atividades que abrangem toda cadeia de produção e comercialização, assim como o uso e devolução da embalagem.

Ela relatou também que é de responsabilidade dos revendedores a indicação do local de devolução da embalagem e que o estado possui 13 postos de recolhimento e uma central onde essa devolução deve ser feita no prazo de até um ano, a partir da data da nota fiscal, além da possibilidade de o produtor devolver as embalagens em recolhimentos itinerantes, que são muito importantes para facilitar a entrega em locais mais distantes dos postos.

Prosseguindo com as atividades de conscientização, está ocorrendo o concurso de redação e de desenho para alunos do 5º e 4º ano, respectivamente. O tema das redações e dos desenhos deste ano é “Resíduos sólidos: responsabilidade compartilhada”. Em Rondônia, alunos de 23 escolas, de dez municípios, participam do concurso.

Os resultados das fases municipais sairão até 9 de setembro. Já a premiação da fase estadual para os três vencedores de cada categoria ocorrerá no dia 22 de setembro, em Cacoal. Os campeões receberão um tablet, os vice-campeões ganharão um celular e os terceiros colocados terão uma bicicleta como prêmio.

A coordenadora do Programa Estadual de Agrotóxico, Eutália da Cunha Alves, explicou que as escolas participantes receberam o material didático do concurso em maio, e que as atividades do DNCL são trabalhadas nas escolas bem antes do dia 18 de agosto.

A coordenadora ressaltou a importância das ações educativas para o alto índice de devolução de embalagens vazias de agrotóxico no Brasil. “Hoje, 94% das embalagens de agrotóxicos são destinadas à reciclagem ou incineração”, informou. Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News