Rondônia, domingo, 23 de setembro de 2018
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Opinião

Publicado em Terça, 16 de Agosto de 2016 - 14h18

Eventos discutirão potencialidades da Integração Lavoura-Pecuária-Floresta em Rondônia

Da redação


Eventos discutirão potencialidades da Integração Lavoura-Pecuária-Floresta em Rondônia

A Embrapa Rondônia e parceiros realizarão encontros com produtores e técnicos em Rolim de Moura e Ariquemes, dias 23 e 24 de agosto, respectivamente. Os eventos são gratuitos e o objetivo é mostrar a viabilidade de adoção da Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) e suas variações por pequenos, médios e grandes produtores de Rondônia. Trata-se de uma realidade que já acontece no restante do país e que tem provocado uma grande revolução no campo em Rondônia, sendo responsável por uma agropecuária sustentável – econômica, social e ambientalmente correta.

"Os sistemas integrados podem contribuir para a sustentabilidade e eficiência da agropecuária em Rondônia. É preciso quebrar o mito de que o sistema ILPF é voltado apenas para grandes produtores, pois ele se adequa para todos”, afirma o chefe de Transferência de Tecnologia da Embrapa Rondônia, Frederico Botelho. Ele argumenta que o pequeno produtor de leite, por exemplo, pode aproveitar melhor sua área destinada à produção de milho para silagem, associando esta prática à formação de pastagens de qualidade. Em sua maioria, os produtores tem uma área específica para o plantio do milho para silagem, e ela fica ociosa em grande parte do ano. O uso da Integração Lavoura-Pecuária (ILP) nesta propriedade pode otimizar a produção de silagem e ainda recuperar áreas de pastagens degradadas.

Para se ter uma ideia, com a adoção do sistema ILPF, é possível ter até quatro safras na propriedade. Por exemplo, primeiro a safra de verão, que pode ser com soja. Colhe-se a soja e faz-se uma safrinha de milho consorciada com capim. Colhe-se o milho e coloca-se uma safrinha de boi. Tira-se o boi e ainda é possível fazer uma safra de palhada para o plantio direto e gerar matéria orgânica no solo. Com isso, são quatro safras que acabam dependo apenas de chuva, sem irrigação.

Estes encontros reunirão em Rondônia pesquisadores com grande conhecimento no sistema Integração Lavoura-Pecuária-Floresta e que abordarão temas de grande interesse para os produtores e técnicos.

Programação

Data: 23/9

Local: Rolim de Moura, no Woshinton Eventos, Av Aracaju, 6187, Bairro São Cristóvão

Data: 24/9

Local: Ariquemes, Campus Unir, Av Tancredo Neves, 3450, St Institucional.

Horário e palestras: 

19h - Abertura

19h30 - Rondônia e a Integração Lavoura-Pecuária-Floresta, com Dr. Vicente de Paulo Campos Godinho – Embrapa.

20h30 - Integração Lavoura-Pecuária-Floresta: o caminho para uma agropecuária eficiente, lucrativa e sustentável, com Ademir Hugo Zimmer – Embrapa.

Mais Informações no telefone (69)3219-5040.

Realização e parcerias

Os eventos são uma realização da Embrapa, com o patrocínio da Boa Safra e da Arysta e com o apoio da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), Sebrae e Universidade Federal de Rondônia (Unir).


Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions