Rondônia, 05 de Dezembro de 2022
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Polícia

Comunidades destruídas na enchente serão reconstruídas

Sábado, 04 Junho de 2016 - 16:02 | Da Redacao


Após três dias de palestras, debates e votações, foi encerrada na tarde desta sexta-feira (3), no Teatro Banzeiros, a 6ª Conferência Municipal da Cidade de Porto Velho, com o tema “Função Social da Cidade e da Propriedade: Cidades Inclusivas, Participativas e Socialmente Justas”. Os trabalhos na plenária foram conduzidos pelos secretários Márcia Luna (Semur) e Jorge Alberto Elarrat, que também é o atual presidente do Conselho da Cidade.

Foram aprovadas cinco propostas de abrangência estadual, sendo colocada para apreciação da plenária a mais votada em cada grupo de discussão. Elarrat lembrou que foram montados quatro grupos de trabalho e cada um deles apresentou 12 propostas, totalizando 48, dentro dos quatro eixos de discussões – planejamento, habitação, saneamento ambiental, mobilidade urbana.

Segundo Elarrat, na área de planejamento, a principal proposta aprovada foi a reconstrução das comunidades destruídas pela enchente histórica de 2014; na de mobilidade, a construção de calçadas; na de saneamento, os delegados votaram pelo cumprimento da lei de resíduos sólidos e na habitação, que todos os projetos de construção de moradias de interesse social sejam aprovados pelo Conselho da Cidade. Também foi proposto que seja implantado Conselho da Cidade em todos os municípios de Rondônia.

Para Jorge Elarrat, a conferência “foi maravilhosa e superou todas as expectativas”. Ele reafirmou que as propostas vão estabelecer as principais diretrizes para o novo Plano Diretor da Cidade, que será implantado em 2018. Ele agradeceu aos participantes e destacou a qualidade das propostas e o alto nível dos debates.

Na avaliação de Márcia Luna, as propostas são plenamente exequíveis e de muita qualidade. Disse que a conferência foi um momento muito importante para mostrar os avanços conquistados durante a gestão do prefeito Mauro Nazif, mas também para estabelecer novas metas e, consequentemente, novos desafios.

Ao final do evento foram eleitos os delegados que participarão da Conferência Estadual e os integrantes do novo Conselho Municipal da Cidade de Porto Velho. A plenária também decidiu que os novos conselheiros deverão se juntar ao atual e acompanhar os trabalhos até novembro de 2017, quando tomarão posse.

Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também