Rondônia, sábado, 19 de janeiro de 2019
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Polícia

Publicado em Quarta, 06 de Julho de 2016 - 14h30

Consórcio SIM implanta GPS para monitorar em tempo real veículos da frota

Da Redacao


Começou neste mês de julho a primeira fase de implantação e testes do monitoramento em tempo real nas rotas de ônibus coletivo que atendem à população de Porto Velho. O Consórcio do Sistema Integrado Municipal de Transporte de Passageiros (SIM), de forma gradual, deu início a instalação de equipamentos de GPS na sua frota de veículos. A previsão, é que num prazo de quatro meses todos os veículos do SIM possuam o equipamento e as rotas passem a ser monitoradas e controladas, na integralidade, de forma virtual.

Esse arrojado investimento por parte do Consórcio SIM faz parte das ações do sistema em promover a transparência dos serviços prestados à população e a sociedade em geral, o constante aperfeiçoamento, maior eficiência e a mudança de conceitos do transporte coletivo na capital de Rondônia.

A fase de testes internos será acompanhada por fiscais da Semtram e também pela equipe de tráfego do Consórcio SIM. As equipes  irão confrontar os relatórios do sistema do GPS com os relatórios físicos que continuarão sendo feitos pelas equipes de controle, tanto do SIM como da Semtran. Por meio de uma central de monitoramento on-line e com o mapeamento no sistema de todas as rotas e paradas, os fiscais poderão gerir os horários de cada linha, confrontar com as planilhas físicas e até mesmo incluir estudos que promovam a melhoria nas rotas.

A diretora executiva do Consórcio SIM, Elizabete Barufaldi destaca que durante esta fase de testes e ajustes, haverá todo um processo de adaptação entre as equipes de tráfego em conjunto com os colaboradores do SIM, especialmente os motoristas, que deverão se adequar a esta nova realidade na rotina do transporte coletivo.

“O treinamento com todos os nossos colaboradores será intenso para que, à medida que as fases do projeto forem avançando, eles possam se ajustar a este novo momento e se empenhar para que possamos ter um serviço cada vez mais eficiente à população de Porto Velho.

APP para usuários

Dentro desse projeto vultoso de instalação dos equipamentos de GPS e de monitoramento em tempo real, o Consórcio SIM começará, paralelamente,  a realizar testes com  um público de voluntários  do aplicativo para Smartfhones  denominado “Meu Ônibus  SIM”.

Com acompanhamento dos resultados pela Semtram, após comprovação da eficiência do sistema, a médio prazo, o Consórcio deve ofertar o aplicativo aos usuários do transporte coletivo.

A proposta do aplicativo é que o passageiro monitore a rota do ônibus que lhe interessa e saiba o exato momento em que o veículo chegará nas suas respectivas paradas.

“Com essa modernização, transparência e medida que visa mostrar o respeito do SIM com o usuário, Porto Velho poderá ser comparada a outras grandes capitais que investem pesado na promoção de melhorias para o transporte coletivo. Esse know how,  pode garantir ao  SIM  tornar-se referência e modelo na prestação desse serviço essencial à população”, comenta Elizabete Barufaldi.


(Disponível em https://www.rondoniagora.com/policia/consorcio-sim-implanta-gps-para-monitorar-em-tempo-real-veiculos-da-frota)
Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions