Rondônia, segunda-feira, 14 de outubro de 2019
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Polícia

Publicado em Quarta, 08 de Junho de 2016 - 22h49

MPF classifica Rondônia como um dos melhores em transparência de informações

Da Redacao


Rondônia ficou com nota 10, no ranking nacional de transparência avaliado pelo Ministério Público Federal (MPF) e divulgado nesta quarta-feira (8). A avaliação é anual e identifica o grau de transparência política de prevenção e combate à corrupção e lavagem de dinheiro pela metodologia do MPF.

Pela lei de acesso à informação 12.527/2011, todos as entidades públicas municipais e estaduais tem por obrigação informar através do portal virtual todas as ações, sendo avaliados pelo MPF as boas práticas de transparência e gestão, com 16 quesitos elaborados, considerando a receita estadual ou municipal (prevista e arrecadada), as despesas (confrontando afixadas e empenhadas), prestações de contas, licitações (abertas, concluídas e nomes dos vencedores), diárias (beneficiários, valores e motivos), e atendimento ao cidadão pelo e-Sic virtual e físico (através do Tudo Aqui - antigo Shopping Cidadão).

Segundo o controlador geral do Estado, Francisco Netto, “praticamente todos os pedidos lançados no Portal da Transparência feitos este mês pela sociedade, tanto virtualmente ou fisicamente (no Tudo Aqui), foram 100% respondidos ou já atendidos, e tudo pode ser acompanhado pelo portal www.transparencia.ro.gov.br”, explicou. De sete questionamento realizados pela população este mês, quatro já foram encaminhados e três respondidos.

Netto afirma que o resultado se deve ao trabalho realizado pelo estado em melhorar o serviço, principalmente nos últimos seis meses. “Só empatamos com o Ceará e o Espírito Santo. Fizemos treinamentos com todos os servidores dos controles internos, promovemos aberturas de contratos e convênios integrais, e dados de compras em um só portal, ajustando tudo às determinações do MPF”, justificou.

O controlador geral ressalta que a média de atendimentos pelo Portal da Transparência é de 50 a 70 por mês, mas a estimativa é que os número aumentem diante dos positivos resultados. Netto adianta ainda que até o final de julho, o portal será reestruturado, dando mais leveza e facilitando ainda mais o acesso do cidadão às informações.

A capital rondoniense ficou em quinto lugar na avaliação do MPF, com a nota 9,8. Na média nacional, os municípios de Rondônia ficaram com a nota 7,2, ocupando a quarta colocação no ranking da média dos municípios de cada unidade federativa.


(Disponível em https://www.rondoniagora.com/policia/mpf-classifica-rondonia-como-um-dos-melhores-em-transparencia-de-informacoes)
Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions