Rondônia, sexta-feira, 22 de janeiro de 2021
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Polícia

Publicado em Terça, 06 de Novembro de 2012 - 10h27

OPERAÇÃO DA PF DEVASSA EMPRESA E COOPERATIVA E FAZ PRISÕES; Vídeo exclusivo

RONDONIAGORA com DPF-RO


A Polícia Federal em Rondônia cumpre 8 mandados de prisão temporária, 1 mandado de condução coercitiva e 11 mandados de busca e apreensão em Porto Velho, durante a Operação Eldorado, desencadeada na manhã desta terça-feira em sete estados, para desarticular organização criminosa dedicada à extração ilegal de ouro e posterior comercialização no Sistema Financeiro Nacional.  A operação consiste no cumprimento de 28 Mandados de Prisão Temporária, 08 Mandados de Condução Coercitiva e 64 Mandados de Busca e Apreensão, todos expedidos pela Justiça Federal de Mato Grosso.

As investigações tiveram início em fevereiro e foram desenvolvidas pela Superintendência Regional em Mato Grosso, por intermédio da DELEFIN/SR/MT - Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros e Desvio de Recursos Públicos, ficando constatado que, além dos crimes ambientais praticados (exploração ilegal de recursos minerais, destruição de áreas de preservação permanente e poluição), a organização criminosa cometeu também crime contra a ordem econômica (usurpação de bens da União), contra o Sistema Financeiro Nacional e Lavagem de dinheiro.

O ouro extraído das áreas indígenas e dos garimpos ilegais, era adquirido por empresas Distribuidoras de Títulos de Valores Mobiliários – DTVM's e, após dissimular a origem, era vendido como ativo financeiro para investidores em São Paulo/SP. Em 10 meses de investigação, foi possível constatar que uma das Empresas Distribuidoras, das 03 (três) envolvidas no esquema, movimentou mais de R$ 150.000.000,00 (cento e cinquenta milhões de reais).

Participam da OPERAÇÃO ELDORADO mais de 300 (trezentos) Policiais Federais, que atuam no cumprimento dos Mandados Judiciais nos 07 (sete) Estados da Federação, bem como outros 80 (oitenta) Policiais que atuam diretamente nos locais onde eram extraídos os metais preciosos, além de Fiscais do IBAMA, que participam da investigação desde o início.

Em Porto Velho, também sofreram devassa uma empresa, um sindicato e uma cooperativa de garimpeiros.


Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions