Rondônia, terça-feira, 27 de outubro de 2020
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Polícia

Publicado em Quarta, 07 de Outubro de 2020 - 09h10

Operação da PF mira organização criminosa instalada na região da terra indígena Karipuna

com PF


Operação da PF mira organização criminosa instalada na região da terra indígena Karipuna

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quarta-feira (7), a Operação Kawyra, visando dar cumprimento à três mandados de prisão preventiva, seis de prisão domiciliar e 12 de busca e apreensão, no distrito de União Bandeirantes, na Capital.

Segundo a PF, a investigação tem como objetivo desarticular organização criminosa instalada na região da terra indígena Karipuna, com atuação no distrito de União Bandeirantes, dedicada ao desmatamento, queimadas, loteamento e comercialização ilegal de glebas no interior da reserva indígena, popularmente conhecida por “grilagem de terra”.

As ações desta terça, realizadas em conjunto com a Funai e o Exército Brasileiro, decorrem da continuidade das investigações iniciadas na Operação SOS Karipuna, deflagrada em junho de 2019, na qual foi identificado um grupo que utilizava e permaneceu utilizando uma associação e uma empresa de georreferenciamento para iludir supostos compradores de lotes no interior da TI KARIPUNA, com a falsa promessa de regularização dos terrenos junto aos órgãos responsáveis.

Os investigados responderão, na medida de sua participação, pelos crimes de estelionato, invasão de terras da União, desmatamento ilegal, constituição e participação em organização criminosa e lavagem de dinheiro.

O termo “Kawyra” tem origem na língua indígena Karipuna e significa “floresta”, em referência à atuação da Polícia Federal no sentido de preservar a vegetação nativa da Reserva Indígena e reprimir a atuação de grupos criminosos na região.

Os presos serão encaminhados para o presídio estadual, onde ficarão à disposição da Justiça Federal.


Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions