Polícia
Prefeitura dá posse a 60 novos professores
Sábado, 02 Abril de 2016 - 14:12 | Da Redacao
A Prefeitura de Porto Velho deu posse a sessenta novos professores. De acordo com informações passadas por José Raimundo, chefe da Coordenadoria de Recursos Humanos da Secretaria Municipal de Administração (Semad), as contratações estão acontecendo em caráter emergencial, porque não há mais professores aprovados em concursos a serem chamados. “Tivemos que atender à Semed por meio de processos administrativos, com contratos emergenciais, por meio dos quais estamos não realmente suprindo a totalidade das necessidades da secretaria, mas amenizando o problema. O prefeito autorizou as contratações, apesar das dificuldades financeiras dos municípios brasileiros. Ele se reuniu com a Fazenda e com o Planejamento buscando meios por onde angariar os recursos necessários. Achadas as formas, deu ordem para que o chamamento pudesse acontecer, a fim de atender às escolas da zona urbana e da zona rural”, explicou.
A Semed recebeu grande quantidade de alunos da rede estadual de ensino porque o Estado está encerrando turmas do Ensino Fundamental. Grande parte desses alunos já adentrou às salas de aula do Município, que precisou envidar esforços para suprir a carência de docentes nessas escolas. Ao todo, cento e trinta e dois professores estão sendo chamados nesses dias. Cem deles atenderá à zona urbana e os demais atenderão aos distritos, desde Demarcação, no baixo Madeira, até Nova Califórnia, na Ponta do Abunã.
A secretária da Semed, Francisca das Chagas Holanda, disse ser grata ao prefeito por sua sensibilidade quanto às necessidades reais da Educação. “Estamos com mais de quarenta e cinco turmas sem professor. Essas contratações nos alegram. Hoje são sessenta professores, mas esperamos que até na próxima quarta-feira todos os chamados já tenham se apresentado. Neste ano, recebemos mais de cinco mil novos alunos. Foi um grande impacto para nós. A previsão que fazíamos já era alta, pensávamos na entrada de quatro mil, no entanto, mais de cinco mil alunos adentraram nossas escolas. Com as novas contratações poderemos melhorar bastante nosso atendimento”, finalizou a secretária.