Rondônia, quarta-feira, 15 de agosto de 2018
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Política

Publicado em Quarta, 14 de Janeiro de 2015 - 14h05

Acir cobra manutenção de trecho de ferrovia em Rondônia no Orçamento da União de 2015

Senado


O senador Acir Gurgacz (PDT-RO) considerou um desrespeito com a região Norte a retirada, pelo governo federal, do projeto de construção do trecho da Ferrovia Transcontinental, entre Lucas do Rio Verde (MT) a Cruzeiro do Sul (AC), incluindo o trecho de Rondônia, das prioridades da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO-2015).
A retirada deste projeto das prioridades da LDO, que serve de base para a elaboração e execução do Orçamento da União de 2015, ocorre no contexto de cortes nos gastos federais e de ajuste fiscal definidos pela nova equipe econômica. Ao menos este foi o motivo alegado pelo governo federal no despacho encaminhado como mensagem à presidência do Senado. Outras ações no modal ferroviário nacional também foram vetadas.
O senador Acir Gurgacz, que trabalhou para incluir o trecho da ferrovia na região Norte na LDO e também no Plano Plurianual (PPA 2012-2015) disse que vai continuar lutando para que o projeto seja mantido no Orçamento de 2015. "Entendo a necessidade de corte nos gastos do governo e do ajuste fiscal, mas defendo que os investimentos em obras estratégicas para o desenvolvimento do país e para o escoamento da produção agrícola sejam mantidos", frisou Acir.
O senador acredita na possibilidade de manutenção do trecho de 950 quilômetros entre os municípios de Sapezal (MT) e Porto Velho (RO) no orçamento de 2015. De acordo com o senador, o projeto de viabilidade técnica e ambiental, bem como o projeto executivo deste trecho foram licitados em junho do ano passado pelo governo federal. "Esse trabalho não pode parar e vamos lutar com todas as forças para que pelo menos esse trecho seja mantido no orçamento", frisou Acir.
A Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO) aprovou na noite de 22 de dezembro de 2014 o relatório final do Orçamento de 2015, de autoria do senador Romero Jucá (PMDB-RR). No entanto, o texto só será votado em sessão do Congresso em fevereiro, já na 55ª legislatura, com a retomada dos trabalhos do Senado e da Câmara. O recesso parlamentar prossegue até 31 de janeiro de 2015.

Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions