Rondônia, 20 de abril de 2024
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Política

Amir Lando será empossado deputado federal ainda nesta quinta

Quinta-feira, 29 Agosto de 2013 - 09:26 | RONDONIAGORA


O advogado Amir Lando (69), ex-deputado constituinte e senador por Rondônia por dois mandatos, tomará posse nesta quinta-feira como deputado federal, na condição de primeiro suplente do PMDB, passando a ocupar a vaga de Natan Donadon, afastado por determinação da Presidência da Casa. A posse de Lando está agendada para ocorrer a partir das 14 horas (horário de Brasília), segundo informou a assessoria da mesa-diretora, e atende a uma convocação imediata do presidente da Câmara, Henrique Alves. Ministro da Previdência no primeiro mandato do ex-presidente Lula, em 1982 Lando foi eleito deputado estadual.



Natural de Piratuba (SC), Em 1986, foi eleito suplente do senador Olavo Pires. Assumiu a vaga de senador em 1990, quando o titular faleceu. Em 1992, foi escolhido relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investigou o escândalo de corrupção envolvendo o então presidente Fernando Collor de Mello e seu tesoureiro da campanha eleitoral, Paulo César Farias. Esta CPI ficou conhecida como "CPI do P.C.", e resultou no pedido de impeachment do presidente Collor.

Em 1994, candidatou-se ao senado, ficando em terceiro lugar. Em 1998, foi eleito senador pelo PMDB. Em 2005, em meio à suspeita de compra sistemática de votos que ficou conhecida como Escândalo do Mensalão, acabou sendo escolhido para presidir a CPMI do Mensalão e da Compra de Votos, que deveria investigar quais parlamentares receberam o dinheiro do esquema e – também – a suposta compra de votos para aprovação da emenda constitucional da reeleição. No entanto, esta CPMI acabou encerrada sem a aprovação de um relatório final.

Em 2006, Amir Lando foi relator da CPMI das Sanguessugas, que investigou o envolvimento de parlamentares com a Máfia das Ambulâncias. No mesmo ano concorreu ao governo de Rondônia. Ficou em quarto lugar com 44.155 votos.

Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, chegou à Amazônia em meados da década de 70, integrando a equipe do Projeto Rondon. Com aproximadamente 200 pareceres, foi um recordista na relatoria de projetos desde 1999, quando assumiu, em fevereiro, o seu segundo mandato no Senado.

Diante das dificuldades de estados e municípios, sempre defendeu a auto-suficiência para enfrentar obstáculos. Lando entende que os estados não participam da divisão do bolo tributário na devida proporção daquilo que é a necessidade da população. Assim, sempre pautou seu discurso na busca de autonomia, na independência e na conquista da auto-sustentabilidade.

Durante o período em que exerceu o seu segundo mandato, entre fevereiro de 1999 e janeiro de 2004, Lando citou o exemplo de Rondônia para a busca de auto-suficiência. Disse que o estado tem condições de criar empregos e renda, a partir da consolidação dos seus projetos energéticos, especialmente a construção de hidrelétricas e a extensão do gasoduto de Urucu, de Coari (AM) a Porto Velho. Paralelamente, defende o apoio à agricultura familiar, ao assentamento de famílias sem-terra e à consolidação dos projetos de colonização. Também é um dos maiores entusiastas na defesa de micros e pequenos empresários. Segundo ele, grande parte do que será consumido em Rondônia também poderá ser produzido em Rondônia. Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também