Rondônia, sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Política

Publicado em Segunda, 19 de Abril de 2010 - 22h01

Assembléia acaba com idéia de Cassol e Odacir Soares em mudar a história de Rondônia e define Data Magna

RONDONIAGORA


Assembléia acaba com idéia de Cassol e Odacir Soares em mudar a história de Rondônia e define Data Magna

Os deputados estaduais decidiram nesta segunda-feira que a principal data de Rondônia é mesmo o 4 de Janeiro, dia em que se comemora a emancipação política do Estado.

No final do ano passado, orientado por seu conselheiro Odacir Soares, o então governador Cassol decidiu, sem ouvir mais ninguém, que iria mudar a história e acabou com o feriado de 4 de Janeiro definindo que as comemorações ocorreriam em 22 de dezembro, dia em que o Estado foi criado. A alteração de nossa história foi imediatamente denunciada pelo RONDONIAGORA e uma grande polêmica teve início. Partiu do deputado Jesualdo Pires apontar o caminho para a solução, ao chamar historiadores e autoridades respeitáveis para um debate público. Na última semana foi quase unânime o apelo pelo 4 de Janeiro. A resposta da Assembléia além de atender ao clamor popular é uma resposta adequada a pessoas que buscam desrespeitar as tradições de um povo e principalmente quando, no caso específico dessa data, partiu de um homem que tanto lutou por ela, o ex-governador Jorge Teixeira.

Ao longo das discussões sobre a existência ou não de norma específica que regulasse o feriado em 4 de Janeiro, o jornal também obteve apoio de seus leitores e enterrou até mesmo argumentações da Fecomércio de que o governador estava correto. Um decreto de Jorge Teixeira definia já em 1.981 que a data máxima do Estado é a mesma que foi confirmada pela Assembléia nesta segunda.


Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions