Rondônia, 16 de abril de 2024
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Política

Assembléia aprova consulta sobre serviços de saúde na rede municipal

Quarta-feira, 28 Abril de 2010 - 15:52 | A. de Almeida


O plenário da Assembléia Legislativa de Rondônia aprovou durante sessão ordinária do dia 26 de abril, a realização de uma consulta (pesquisa) sobre os serviços prestados na rede pública de saúde do município de Porto Velho. O autor do requerimento solicitando a pesquisa foi o deputado Doutor Alexandre Brito (PSDB), que também apresentou outro requerimento também aprovado pela ALE, quanto à realização de audiência pública, no próximo dia 26 de maio para debater e buscar soluções urgentes, para o caos reinante na rede pública de saúde de Porto Velho.



De acordo com o requerimento, a pesquisa deverá ser efetivada através do portal (site) do Poder Legislativo Estadual, no prazo de trinta dias, conforme as seguintes especificações: “Título: Consulta pública sobre os serviços na rede pública de saúde do Município de Porto Velho. Para evitar abusos ou procedimentos ilícitos, e validar a consulta, deverá ser inserido um sistema de senha, com a digitação do CPF, validando desta forma apenas uma votação”.

O deputado Doutor Alexandre Brito explicou quais os itens a serem pesquisados. Serão inseridas no site três perguntas: Você é a favor da construção do Hospital Municipal de Porto Velho; a rede pública municipal de saúde atende de forma satisfatória as suas necessidades; e ainda se os investimentos nos postos e policlínicas municipais, por parte da Prefeitura, resolvem de fato os graves problemas de saúde da capital.

Segundo o deputado, a rede pública municipal de saúde pede e espera socorro. “Hospital de Base congestionado. Pronto Socorro João Paulo II na eminência de ser interditado. Policlínica Oswaldo Cruz num esforço máximo para superar as deficiências dos postos municipais, e as criancinhas padecendo no Hospital Cosme Damião”. Enquanto isto, prosseguiu ele, “a Prefeitura da Capital se nega sistematicamente em desencadear esforços para a construção do Hospital Municipal de Porto Velho”.

A única forma de estabelecer um debate sobre o assunto, e sensibilizar as autoridades municipais sobre a gravidade do caso, e oficialmente efetivar-se esta consulta pública, com a seguida realização de audiência pública.
Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também