Rondônia, segunda-feira, 21 de outubro de 2019
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Política

Publicado em Sexta, 08 de Abril de 2016 - 21h09

Assembleia aprova projetos que tratam sobre celular, bancos e Emater

Da Redacao


A Assembleia Legislativa aprovou projetos de leis, de autoria dos deputados Ezequiel Júnior (PSDC) e Alex Redano (PRB), que tratam sobre a essencialidade do aparelho celular e, também, obrigam as casas lotéricas e os bancos públicos e privados, em todo território do Estado de Rondônia, a colocarem à disposição de seus clientes, banheiros masculinos e femininos, incluindo também as adaptações para os portadores de necessidades especiais.

Além disso, foi aprovado projeto de lei, de autoria coletiva, que denomina a Emater como Empresa Estadual de Assistência Técnica do Estado de Rondônia.

De autoria de Ezequiel Júnior, o plenário da Assembleia Legislativa aprovou projeto de lei que define, como bem essencial, o aparelho celular, utilizado pelo consumidor no serviço telefônico móvel e dá outras providências.

Dessa maneira, estende a aplicação de normas para sua substituição, reposição ou abatimento proporcional no preço, em caso de vício ou defeito do produto, na forma que especifica, aplicando-se ao produto as disposições dos §§ 3° e 4° do art. 18 da lei n" 8.078, de 11 de setembro de 1990.

Projeto de lei de autoria do deputado Alex Redano, que altera as redações dos arts. 1°, 4° e 5° da Lei Estadual 2482/2011, foi aprovado pela Assembleia Legislativa. Com isso, ficam as casas lotéricas e os bancos públicos e privados, em todo território do Estado de Rondônia, obrigados a colocarem à disposição de seus clientes, banheiros masculinos e femininos, incluindo também as adaptações para os portadores de necessidades especiais, bem como a instalação e disponibilização de bebedouros de água com oferecimento de copos descartáveis.

A nova norma define que os bancos e as casas lotéricas não cobrarão qualquer taxa ou valor monetário pela disponibilização dos banheiros e pelo fornecimento de água e que terão 180 dias para o cumprimento da lei.

A lei 3.138 de 05 de julho de 2013 e dá outras providências foi alterada pelos deputados, passando a vigorar com a denominação da Emater como Empresa Estadual de Assistência Técnica do Estado de Rondônia. O projeto modificativo foi apresentado de forma coletiva pelos parlamentares na Assembleia Legislativa e aprovado a unanimidade.


(Disponível em https://www.rondoniagora.com/politica/assembleia-aprova-projetos-que-tratam-sobre-celular-bancos-e-emater)
Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions