Um número aproximado de 150 mil pessoas está vivendo praticamente no isolamento por causa das questões burocráticas que envolvem há anos as obras de asfaltamento da BR-429, que atende os municípios de Alvorada do Oeste, São Felipe, São Miguel, Seringueiras e Costa Marques. No período de chuvas, a situação piora. Um trecho de 15 quilômetros é feito em até 1 hora em razão dos atoleiros. Houve até perigo de desabastecimento neste inverno, atestam moradores de Alvorada do Oeste e São Francisco.
A solução seria a liberação dos recursos empenhados através de emendas da bancada federal de Rondônia junto ao Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (DNIT) em dois trechos. O primeiro são 17 quilômetros ligando o asfalto, que acaba próximo ao distrito de Tancredopolis, ao município de Alvorada. Desde 2006 estão liberados R$ 22 milhões, mas o projeto esbarrou por falta de capacidade técnica da Prefeitura de Alvorada em fiscalizar os serviços. O parecer é do Tribunal de Contas da União.

O prefeito de Alvorada, Laerte Gomes (PR), passou a semana passada em Brasília realizando reuniões, levantando documentos para liberar a obra. A idéia do prefeito foi aceita e o DNIT deve assumir essa parte fiscalizatória, liberando o projeto. O segundo processo refere-se a 40 quilômetros de asfalto a partir de Alvorada. Ao todo são R$ 55 milhões, mas novamente a obra esbarrou em problemas ambientais, o que torna a vida da população ainda mais difícil.
Ponte abandonada
Uma ponte sobre o Rio Muqui feita em concreto pode se perder com a ação do tempo em razão do abandono. Enquanto o asfalto não chega, a estrutura fica no meio do mato, aguardando o término. No mesmo projeto de pavimentação dos 17 quilômetros que faltam para interligar Alvorada ao asfalto, foram alocadas recursos para o aterro de 200 metros da ponte. Caso não haja liberação corremos o risco de perder até o que já foi feito, disse o prefeito Laerte Gomes.
Bancada tem dado apoio
O prefeito de Alvorada também elogia o empenho dos senadores Expedito Junior (PR-RO), Valdir Raupp (PMDB-RO) e Fátima Cleide (PT-RO), e dos deputados federais pelo empenho para ajudar o asfaltamento da BR-429, além da cidade de Alvorada.