Rondônia, 25 de abril de 2024
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Política

Cassol cobra do INCRA créditos para pequenos agricultores

Quinta-feira, 14 Abril de 2011 - 18:14 | Senado


Durante reunião na Comissão de Agricultura, da qual é membro titular, o senador Ivo Cassol cobrou do presidente INCRA mais agilidade nos trabalhos de legalização fundiária e infra-estrutura nos assentamentos, principalmente para assentar agricultores beneficiados com lotes rurais que estão impedidos de obter financiamento e muitas vezes sequer possuem estrada para escoar a produção ou energia elétrica em suas terras. “A falta de ação do Incra acaba dificultando ainda mais a vida dos produtores rurais, que não possuem o mínimo de estrutura para se estabelecerem e acabam abandonando os assentamentos e indo para as cidades em busca de melhor qualidade de vida, que fatalmente não irão encontrar”, afirmou.


Visitas
Além da falta de estradas, assistência técnica, energia elétrica e documentação da terra, Cassol criticou o BNDES por não oferecer financiamento aos pequenos em favor dos grandes conglomerados do agronegócio. “É inaceitável que um copo d’água seja mais caro que um copo de leite, ninguém vai querer produzir sem financiamento, com os custos tão altos e preços tão baixos”, disse Cassol na Tribuna da Casa, alertando para a necessidade de mudanças na política de financiamento do órgão.
Visitas
Os deputados estaduais Luizinho Goebbel e Luís Cláudio Pereira Alves visitaram o senador Ivo Cassol na última quarta-feira (13), para tratar de projetos de interesse de ambas as casas em benefício do estado de Rondônia.
Segundo o deputado Luizinho “é importante que haja uma sintonia entre os projetos da Assembléia e do Senado para beneficiar a população”, citando como exemplo a questão da transposição dos servidores para o quadro federal, onde uma lei aprovada na Assembléia poderá transformar os recursos economizados com estes servidores em aumento salarial aos que não obtiverem o benefício.

O deputado Luís Cláudio manifestou sua preocupação com o apoio aos pequenos agricultores, em especial com a obtenção de linhas de crédito para financiar a produção e bens duráveis, como tratores e implementos. “O senador Cassol conhece a realidade do homem do campo, e ninguém melhor que ele para cobrar das autoridades financeiras do país melhores condições para a agricultura, especialmente a de Rondônia”, explicou o deputado Luís Cláudio.

Além dos deputados, o secretário municipal de Turismo, o vereador licenciado Jaime Gazolla, esteve com Cassol em reunião nesta quarta-feira (13). Gazolla explicou ao senador seus planos para desenvolver o potencial turístico da capital e os convênios que pretende formalizar com o Ministério do Turismo para desenvolver o setor, que pode ser um grande gerador de empregos na capital. “A vinda de pessoas de outros estados para as obras das usinas pode ser melhor aproveitada no desenvolvimento do turismo do município, por isso vamos trabalhar em parceria com o ministério”, explicou Gazolla.
Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também

Em reunião com senadores, Confúcio exige postura firme do Governo Federal

Durante encontro na manhã desta segunda-feira com a comissão de senadores que vieram em Rondônia avaliar a situação dos consórcios de Jirau e Santo...

Senador Cassol é eleito para subcomissão de fiscalização de Belo Monte

Durante sessão da Comissão de Fiscalização e Controle, o senador Ivo Cassol (PP-RO) foi eleito vice-presidente da subcomissão de fiscalização das o...