Rondônia, sábado, 27 de novembro de 2021
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Política

Publicado em Quarta, 14 de Dezembro de 2011 - 17h42

Cassol intervém no MDA para regularização de propriedades rurais em Vilhena

Senado


O senador Ivo Cassol (PP-RO), acompanhado do prefeito de Vilhena, José Rover, e da vereadora Eliane da Emater, esteve nesta quarta-feira na Secretaria de Patrimônio da União – SPU, reunido com a secretária Paula Mota, e também no Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA, com o ministro Afonso Florence, para tentar solucionar o impasse dos produtores rurais das Glebas Corumbiara e Iquê, no município de Vilhena.

Cassol explicou à secretária e ao ministro que cerca de 150 famílias, todos pequenos produtores, exploram a área desde o início dos anos 90 produzindo hortifrutigranjeiros que abastecem a cidade de Vilhena e região. Houve, na época, emissão de Declaração de ocupação e exploração da área em nome da Cooperativa dos Produtores pelo Incra, além de investimentos oficiais para fixar os produtores nas glebas e o Programa Terra Legal já cadastrou e identificou com georeferenciamento os moradores locais.

Ocorreu que em outubro passado, durante uma reunião com o Exército, ainda titular das áreas onde se encontram os produtores, foram notificados que deveriam deixar suas propriedades, pois estão irregulares naquele local, segundo documentos em posse do Exército. Entretanto, o prefeito Rover apresentou despacho da 12ª Região Militar que autoriza a Prefeitura a implantar um polo hortifruti no local, contrariando as alegações militares.
Cassol, Rover e Eliane argumentaram à secretária e ao ministro que os produtores estão assentados legalmente, apenas ainda não possuem os documentos de posse devido à morosidade do sistema, e não invadiram a área em questão, pelo contrário, foram incentivados a permanecerem ali.

Tanto a secretária de Patrimônio quanto o ministro do Desenvolvimento Agrário aceitaram as ponderações apresentadas e se comprometeram a solucionar o problema em favor dos produtores, solicitando todos os documentos para análise técnica e parecer oficial.

“Vamos lutar pelos produtores rurais, eles estão com a razão e não têm culpa se o INCRA ainda não concedeu o título de posse”, afirmou Cassol, garantindo todo seu empenho para que a titularização seja efetivada o mais rápido possível e as famílias possam receber o que lhes foi prometido.

Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions