Rondônia, 26 de abril de 2024
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Política

Chico da Mata assume cargo de vereador em Ji-Paraná

Sexta-feira, 09 Dezembro de 2011 - 11:24 | Assessoria


A Mesa Diretora da Câmara Municipal de Ji-Paraná empossou na manhã desta sexta-feira, Sebastião Francisco de Matos (PSB), o Chico da Mata, como novo vereador do Poder Legislativo. Chico da Mata assume a vaga deixada por Marcos Rogério (PDT) que desde o mês de novembro atua como deputado federal.



Chico é um dos pioneiros da comunicação em Ji-Paraná e ganhou muitos admiradores ao longo de sua carreira como radialista e apresentador de tevê devido seu estilo polêmico.

Ao discursar pela primeira vez como vereador, Chico da Mata disse que não pretende mudar seu estilo e continuará crítico e ressaltou que agora, além de comunicador, também será um funcionário do povo de Ji-Paraná e que a população deve cobrá-lo e reivindicar ações de seu gabinete, porque ele buscará ser um vereador bastante atuante.

O presidente da Câmara, Nilton Cezar Rios (PSB), explicou que o Legislativo Municipal ao dar posse a Chico da Mata cumpre o regimento interno da Casa, mas que infelizmente o ato não põe fim a polêmica de quem de fato é a vaga. Uma questão que deverá ser resolvida pela Justiça Eleitoral.

É que Chico da Mata, segundo suplente da coligação DEM/PDT, e que era filiado ao Democratas, partido pelo qual disputou o cargo de vereador nas eleições de 2008, trocou de partido recentemente, filiando-se no PSB.

Desta forma o Democratas e o Partido Democrático Trabalhista podem requerer na Justiça Eleitoral a vaga assumida por Chico, alegando infidelidade partidária.
Prestigiaram a posse de Chico da Mata, além dos demais vereadores, o deputado federal Marcos Rogério, o deputado estadual Jesualdo Pires, amigos e familiares.

Entenda o Caso – A coligação formada por DEM e PDT nas eleições de 2008 teve êxito em eleger três vereadores: Zeca Borges (DEM), Marcos Rogério (PDT) e o professor Vanderlei Nunes (DEM) que deixou o cargo para assumir a Secretária Municipal de Educação. Com a saída de Vanderlei Nunes, o cargo foi preenchido com o primeiro suplente Jessé Mendonça Bitencurt (PDT).

Sendo assim, ficaram como suplentes de vereador: Chico da Mata – segundo suplente, Ivo da Sucam – terceiro suplente, Zezinho da Eucatur – quarto suplente e Antônio Marcos Fuscão – quinto suplente.

Neste ano de 2011, tanto Ivo da Sucam como Chico da Mata mudaram de partido. Ivo filiou-se ao PMDB e Chico da Mata ao PSB.

Com a mudança de partido abriu-se precedente para que a vaga deixada por Marcos Rogério, fosse também pleiteada por Zezinho da Eucatur (PDT) e por Antônio Marcos Fuscão (DEM) por infidelidade partidária. Deste modo, Fuscão entrou na Justiça contra Zezinho, alegando que ele teria saído do PDT, e só retornado ao partido devido ao surgimento da vaga. Zezinho, por sua vez, afirma que a intenção de deixar o PDT, sequer teria sido comunicada à Justiça Eleitoral e que ele ainda continua filiado ao PDT.
Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também