Rondônia, sexta-feira, 19 de outubro de 2018
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Política

Publicado em Segunda, 19 de Abril de 2010 - 14h08

Debate sobre segurança revela necessidade de planejamento e mais atenção do Governo, diz PT

RONDONIAGORA


Com a finalidade de debater os temas mais relevantes para a população de Rondônia e construir um programa de governo participativo, o Partido dos Trabalhadores iniciou um ciclo de debates que terá atividades em todo o Estado.

A segurança pública foi o primeiro tema apresentado pelo PT e rendeu importantes subsídios e propostas para o programa de governo que busca solucionar junto com a sociedade o problema da falta de segurança tanto da Capital quanto nas cidades do interior.
O debate, realizado em Porto Velho no dia 09/04, reuniu mais de 200 pessoas e teve a participação de representantes das polícias Civil e Militar, OAB, igrejas, líderes comunitários, estudantes, e do pré-candidato do PT ao governo do Estado, Eduardo Valverde.

O evento concluiu que o principal problema da segurança pública em Rondônia é a falta de planejamento, seguido da falta de uma maior integração entre as polícias e os demais órgãos de segurança e de inteligência.

Alguns problemas de gestão foram apontados como a causa do aumento da violência em Rondônia. Um deles é a falta de interesse ou de competência para fazer funcionar as cozinhas industriais existentes nos presídios.

Em vez de utilizar a mão de obra dos apenados para fazer as refeições servidas nas unidades prisionais, o governo prefere comprar marmitex, muitas vezes a preços superfaturados, como foi o caso das refeições servidas em hospitais, denunciado pela Folha de São Paulo como “a quentinha mais cara do país”.

A utilização das cozinhas dos presídios, além de reduzir o custo das refeições, evita a figura do “fornecedor” e contribui para a ressocialização dos presos.

Ainda relacionado à atividade dos presos, o debate revelou que a produção de bolas que havia no presídio Ênio Pinheiro, em Porto Velho, foi suspensa por falta de prestação de contas do governo ao programa que era referência mundial.

O pré-candidato ao governo do Estado pelo PT, Eduardo Valverde, destacou que além das ações que devem ser desenvolvidas pelo governo, a melhoria da segurança pública precisa envolver a comunidade. “Existem ações que não dependem só do poder público, mas devem ser articuladas pelo governo. A família, por exemplo, é uma importante parceira do poder público na prevenção e repressão ao crime”, disse Valverde.

Outro debate sobre segurança pública será realizado em Ji-Paraná. Também serão realizados nas demais regiões do Estado debates sobre os mais diversos temas, como indústria, comércio, produção, extrativismo, etc.

Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions