Rondônia, domingo, 26 de setembro de 2021
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Política

Publicado em Quarta, 02 de Março de 2011 - 09h41

Deputada enfermeira conquista apoio da bancada feminina para PL das 30 hs

Assessoria


Em reunião especial realizada no dia 1º, com as deputadas da bancada feminina da Câmara dos Deputados, a deputada Rosane Ferreira (PV-PR) articulou a inclusão do PL 2295/2000, que regulamenta a redução da jornada de trabalho dos profissionais de enfermagem para 30 horas semanais, na pauta de exigências da bancada para serem votadas pelo Plenário da Câmara.O documento será elaborado pela Coordenadora da Bancada – dep. Janete Pietá (PT-SP) - e será encaminhado ao Colégio de Líderes e ao presidente Marco Maia (PT-RS) para dar andamento aos procedimentos regimentais prévios à votação. Se acatado, o projeto vai a votação.

Esse apoio foi conquistado justamente no dia em que se comemorou antecipadamente no Congresso Nacional o Dia Internacional da Mulher. Rosane Ferreira explicou as demais deputadas que a enfermagem é composta por noventa por cento de mulheres que precisam da redução da carga horária para poder cumprirem com suas obrigações familiares, de estudo e até políticas.

“Temos que tomar muito cuidado e aos poucos garantir a viabilidade política para que vejamos a matéria aprovada. Cada profissional de enfermagem deve pedir apoio dos seus representantes estaduais no Congresso Nacional. Cinquenta por cento da atual composição da Câmara nunca ouviu falar do PL das 30 horas semanais e por isso o engajamento é fundamental. Eu assumi um compromisso com a Enfermagem e agora estou lutando para garantir essa conquista”, afirma Rosane Ferreira.

Manoel Carlos Neri, presidente do Cofen, disse que a votação e aprovação do PL das 30 horas ainda este mês, quando se comemora o mês da internacional da mulher (dia 8), é o reconhecimento a uma categoria profissional de um milhão e quinhentos mil trabalhadores de enfermagem no país, entre eles, oitenta por cento representados por mulheres.

" Mais de um milhão e duzentos mil profissionais da enfermagem brasileira são mulheres. Na hipótese da Câmara Federal aprovar ainda em março o PL das 30 horas, além de fazer justiça e melhorar os serviços prestados a população, significará o reconhecimento a uma categoria majoritariamente compostas de mulheres trabalhadoras", lembrou Neri.

A deputada federal Rosane Ferreira, de acordo com o presidente do Cofen, é a principal voz dos profissionais de enfermagem no parlamento nacional, visto que é também oriunda da profissão. "A deputada federal Rosane Ferreira, numa visita a sede do Cofen,havia prometido que não ía mesurar esforço para colocar em votação e aprovação o PL das 30 horas. Assim o fez. Merece os aplausos de todos os profissionais de enfermagem brasileira. Nós já alertavamos à importância de eleger uma pessoa da profissão, durante o processo eleitoral passado, haja vista que era uma das únicas profissões sem representação no Congresso Nacional. Vamos manter a pressão popular sobre os deputados federais para que aprovem o projeto o mais rápido possível", observou Manoel Carlos.

Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions