Rondônia, domingo, 7 de março de 2021
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Política

Publicado em Segunda, 01 de Fevereiro de 2021 - 14h49

Deputado Alex Redano é empossado presidente da Assembleia Legislativa e defende diálogo

da Redação


Deputado Alex Redano é empossado presidente da Assembleia Legislativa e defende diálogo

O deputado Alex Redano (Republicanos), foi empossado presidente da Assembleia Legislativa, durante sessão especial, na manhã desta segunda-feira (01), com a presença apenas de parlamentares e de servidores. Junto com Redano, tomaram posse os novos membros da mesa diretora da Assembleia Legislativa, para o biênio 2021/2023.

Além de Alex Redano (Republicanos), empossado como presidente, integram a nova mesa diretora os deputados: Jean Oliveira (MDB), 1º vice-presidente; Marcelo Cruz (Patriota), 2º vice-presidente; Jair Montes (Avante), 1º secretário; Cirone Deiró (Podemos), 2º secretário; Alex Silva (Republicanos), 3º secretário e Cabo Jhony Paixão (Republicanos), 4º secretário.

De forma on line, participaram da sessão especial o governador Marcos Rocha, o juiz Rinaldo Forti da Silva, secretário geral da presidência do Tribunal de Justiça de Rondônia; o procurador geral do Ministério Público, Aluíldo de Oliveira Leite; o presidente do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia, conselheiro Paulo Curi Neto; o defensor público geral, Lucas Immich, o vice-prefeito de Porto Velho, Maurício Carvalho (PSDB), e o presidente da OAB/RO, Elton Assis. O pastor Emerson Campanholo, presidente da sede da Igreja Adventista para o Norte de Rondônia e Acre (Associação Amazônia Ocidental- AAmO), fez uma intercessão religiosa, logo na abertura dos trabalhos.

Diálogo

Após ser empossado presidente da Assembleia Legislativa, Ales Redano fez um discurso ressaltando que o momento é do diálogo e da empatia. Ele disse ainda que a com a pandemia do coronavírus, é preciso ainda mais que os Poderes estejam conectados com os anseios da sociedade.

"Primeiramente, quero agradecer a Deus e a minha família, que são o nosso esteio. Quero registrar que é chegada a era do diálogo, da empatia, da comunicação rápida via redes sociais, que deu voz aos cidadãos e, consequentemente, nos conecta mais e mais à realidade das pessoas", destacou Redano.

O novo presidente ressaltou que "vivemos também um momento de reconstrução diante de uma pandemia que nos impôs mudanças no comportamento. Uma pandemia que também nos desafia à retomada da nossa economia, à segurança dos empregos e a fé de nossas famílias por dias melhores".

Em seguida, Redano reforçou que "o cenário atual, mais do que nunca, pede dos Poderes mais humanidade, mais aproximação da população, para que possamos conhecer os seus anseios, necessidades e, sobretudo, agir para amenizar as suas dores".

Ele destacou o trabalho realizado pelo presidente Laerte Gomes, que atuou na organização administrativa da Casa. "Ele me entrega um Parlamento organizado e com muitas conquistas. Aos meus colegas deputados, quero agradecer pela confiança em meu nome e dizer que todos terão tratamento igualitário, sem exceção, para que possamos fazer o trabalho que a sociedade espera de todos nós".

Poderes

Sobre a relação com os demais Poderes e instituições, Redano pontuou o diálogo como essencial, sempre preservando a autonomia de cada ente. "O bom diálogo entre os Poderes é fundamental, e isso não afeta a autonomia e independência de cada um. Vamos apreciar com a celeridade necessária ,as matérias encaminhadas pelo Executivo e demais Poderes, sempre pensando no interesse da população, sobretudo neste momento de pandemia".

Alex Redano pontuou ainda que "também exerceremos com altivez e responsabilidade a nossa missão de fiscalizar e indicar melhorias em prol do nosso Estado, focando num futuro de recomeço e esperança".

Para Redano, "é importante que haja a harmonia entre os poderes e que haja cada vez mais aproximação entre o Executivo e esta Casa, na construção de um diálogo sólido".

Desenvolvimento

Alex Redano declarou que apesar dos desafios da pandemia, o Legislativo vai seguir cumprindo seu papel e contribuindo com o desenvolvimento de Rondônia. "Os Poderes devem servir à sociedade. E o Legislativo fará isso com afinco, durante os dois anos do nosso mandato à frente desta Casa, sempre baseado na serenidade, equilíbrio, respeito aos poderes e instituições e na vontade do povo rondoniense".

O presidente empossado declarou que "o desenvolvimento do Estado e a economia dependem de um Legislativo atento e sensível às questões afetas a cada setor – indústria, comércio, agronegócio e demais. É preciso avançar. Rondônia tem potencial de sobra e vamos contribuir para que isso seja possível".

Agradecimentos

Alex Redano agradeceu novamente a Deus e a sua família e amigos. "Obrigado, Senhor, pela graça da vida e pela proteção na caminhada. Obrigado por esta oportunidade e por este momento. Com Deus, tudo podemos. Sem ele, nada somos. Obrigado, Carla – minha amada esposa, meu porto seguro. Meu filho Guilherme, minhas filhas Samira e Inocência, muito obrigado".

Por fim, ele agradeceu a todos de sua equipe de trabalho e ao seu partido, o Republicanos. "Minha gratidão à amada Ariquemes e ao nosso Estado de Rondônia. Obrigado, colegas Deputados, pela indicação de meu nome para assumir essa honrosa Presidência", finalizou.

Discursos

O governador Marcos Rocha (sem partido) parabenizou o deputado Laerte Gomes pelo tempo em que esteve na presidência da Mesa, e deu boas-vindas ao deputado Alex Redano, destacando a necessidade de que os poderes mantenham sempre o respeito mútuo em prol da sociedade. Ele ressaltou que o Executivo Estadual e a Assembleia Legislativa não medirão esforços para enfrentar os desafios e buscar a concretização de políticas públicas para o bem da população.

O governador lembrou todas as vidas perdidas pela Covid-19 e afirmou que é preciso se solidarizar, sensibilizar e se unir para enfrentar os desafios que a pandemia impõe ao Estado de Rondônia, tanto na saúde quanto na economia. Ele destacou a parceria com a Assembleia para aprovar projetos que ajudaram no enfrentamento à pandemia, incluindo o recurso disponibilizado para a contratação de leitos na rede particular.

Marcos Rocha afirmou que, no ano de 2021, o Governo do Estado continuará a trabalhar para colocar os interesses da sociedade rondoniense acima de tudo, enviando projetos para deliberação da Casa de Leis e buscando manter a relação amistosa entre os dois poderes para que seja possível implementar as ações que a sociedade tanto precisa e merece.

O procurador-geral do Ministério Público de Rondônia, Aluildo de Oliveira Leite, enalteceu a importância dos trabalhos da Casa de Leis para a sociedade rondoniense. Segundo ele, a Assembleia, além de atuar na criação de leis, tendo um papel fundamental como porta-voz de todos os cidadãos.

O procurador destacou a função do Ministério Público como defensor da ordem jurídica e fiscalizador dos princípios da administração pública, que devem nortear toda a gestão pública e garantir a harmonia entre os poderes previstos pela Constituição. Ele agradeceu à mesa diretora do biênio anterior, presidida pelo deputado Laerte Gomes, por sempre ter mantido as portas abertas para os membros do MP de maneira atenciosa e ressaltou que a próxima gestão deverá encarar, neste ano, muitas demandas que refletirão de maneira positiva ou negativa para a sociedade rondoniense.

O juiz Rinaldo Forti, representando o Tribunal de Justiça, disse que "O Tribunal está realizando a primeira sessão do ano, por isso o presidente, desembargador Paulo Mori, não pode participar desta sessão. Conheço o deputado Alex Redano desde antes de se tornar homem público, lá na nossa querida Ariquemes, e desejo sucesso em seu mandato como presidente".

Em seguida, Forti declarou que "é importante essa alternância de poder. O desafio institucional é redobrado, pois estamos numa pandemia sem precedentes, nos últimos cem anos. A dor das vidas perdidas, se somam ao fechamento de empresas e de empregos. Dos homens públicos, se espera equilíbrio, empatia e responsabilidade. O desafio é grande e o custo não será pequeno. É fundamental que direcionemos as nossas energias para o interesse da população".

O conselheiro Paulo Curi disse que "quero registrar o meu reconhecimento ao presidente Laerte Gomes, que encerra seu mandato, junto com a mesa diretora. Foram muitas as ações, incluindo o repasse de recursos para ajudar no combate à covid-19. Sei que o momento é de comemoração, com a nova mesa diretora, uma alternância de poder, tão útil à democracia. Mas, quero ressaltar os desafios que todos teremos, com a gravidade da pandemia do coronavírus. Que possamos atuar para evitar o colapso na saúde de Rondônia, estamos à disposição para fortalecer o combate a esse mal".

Ele ressaltou ainda que "já estamos no segundo ano sem aulas presenciais e isso nos preocupa muito. Há uma estimativa de mais evasão escolar e o baixo rendimento dos alunos. Por isso, defendemos o retorno controlado e gradual das aulas presenciais. Temos que priorizar a vacinação dos profissionais de educação e assegurar esse retorno. Também temos a crise econômica, com o fechamento de comércios e de empresas".

Curi afirmou ainda que "temos ainda a questão do Iperon, que está com seus cofres em dificuldades. Todas as instituições estão fazendo economia para reforçar o caixa do instituto. A Assembleia já encaminhou R$ 20 milhões, mas ainda não tem sido suficiente. Se faz necessária a adoção de medidas que possam reduzir esses impactos, pois em 2022 teremos um déficit muito grande, que pode ocasionar demissões em massa, inclusive".

Em seguida, ela saudou o novo presidente da Casa. "Sobre o deputado Alex Redano, ele tem experiência e desejamos sucesso e estamos à disposição para somar nas causas importantes que nos apresentam. Sucesso aos novos membros da mesa diretora".

O defensor público geral, Hans Lucas Himmich, destacou algumas ações desenvolvidas pela Casa de Leis, como o repasse de recursos para a saúde no combate ao covid-19. Ele disse estar certo de que Alex Redano prosseguirá o trabalho executado até o momento pelo deputado Laerte Gomes, defendendo a população, e colocou a Defensoria Pública do Estado à disposição dos parlamentares nessas ações.

O vice-prefeito de Porto Velho, Maurício Carvalho (PSDB), em nome do prefeito Hildon Chaves (PSDB), desejou sucesso à nova Mesa Diretora, destacando o trabalho desenvolvido pelo deputado Laerte Gomes. Ele destacou a importância da continuidade do trabalho em conjunto em defesa dos municípios, principalmente nesse momento difícil devido à pandemia do coronavírus.

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Rondônia, Elton Assis, destacou que é uma grande honra participar da cerimônia de posse, órgão com o qual a OAB tem grande dialogo e parceria. Ele destacou que, em 2020, a sociedade rondoniense enfrentou grandes desafios frente à pandemia da Covid-19, e que, no ano de 2021 é necessário manter a união entre os órgãos, pois somente juntos é possível superar a crise que o planeta vive.

Assis ressaltou que os desafios pela frente não serão pequenos, e que a Assembleia Legislativa, em parceria com a OAB e os outros poderes, é a responsável por garantir os direitos previstos pela Constituição, de maneira a reforçar a justiça e diminuir as desigualdades no estado de Rondônia. “Desejo à nova mesa diretora que possa conduzir os rumos legislativos por veredas da prosperidade e da elevação dos princípios democráticos e republicanos em prol da nossa sociedade” declarou.


Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions