Rondônia, 24 de abril de 2024
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Política

Deputado destaca importância da Maçonaria nas grandes conquistas do país e de Rondônia

Quarta-feira, 20 Agosto de 2008 - 11:45 | Assessoria


O deputado estadual Miguel Sena (PV-Guajará) encaminhou mensagem de congratulações aos membros da Ordem Maçônica em Rondônia pelo transcurso do Dia do Maçom, 20 de agosto. Segundo o parlamentar, se verifica a participação da Maçonaria em diversos eventos de grande importância na história política e administrativa de Rondônia, e até o momento, se observa a presença de maçons em posições estratégicas, continuando desta forma a contribuir em diferentes segmentos.
"Nesta data se faz necessário destacar o aspecto histórico de nossa pátria, que está estreitamente ligado ao da Ordem Maçônica, principalmente, nos movimentos que levaram à emancipação política do país, numa época em que a Maçonaria era a única via de transformação, a única via em que podia florescer um movimento de libertação tanto no Brasil, como na América", declarou o parlamentar.
Em seguida observou:" vamos encontrar a marca dos maçons e consequentemente da Maçonaria, na Inconfidência Mineira, na Revolução Pernambucana de 1817, na Independência do Brasil, na Confederação do Equador, na Guerra dos Farrapos, na Questão Religiosa, na Abolição da Escravatura, na Proclamação da República, dentre outros movimentos libertários".
O deputado Miguel Sena disse que grandes homens públicos continuam com esta missão. Os maçons se destacam em diversas áreas, destacando como exemplos o ex-governador José Bianco; senador Valdir Raupp; prefeito de Ariquemes Confúcio Moura; deputado Alexandre Brito; vice-governador João Cahulla; dentre outros. No campo educacional a participação também é marcante citando como exemplos os professores Maurílio Galvão e Dante Ribeiro da Fonseca da Fundação Universidade Federal de Rondônia. Observou também que na esfera do judiciário a presença de maçons também é destacada e dentre tantos nomes dignos também de registros, citou os procuradores de Justiça Jorge Badra (aposentado), Gilberto Barbosa, José Vitachi e Abdiel Ramos (atual procurador geral do Ministério Público; e o desembargador Gabriel Marques. Observou em seguida que o grande nome da ordem atualmente em Rondônia é o engenheiro Euclides Fróes, atual grão mestre do Grande Oriente do Brasil em Rondônia.
Ao concluir o deputado destacou as obras sociais desenvolvidas pelas lojas maçônicas do Grande Oriente do Brasil e da Grande Loja Maçônica em Rondônia. Disse Miguel Sena que Rondônia tem muito a agradecer aos maçons por suas importantes contribuições.
Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também