Rondônia, 24 de abril de 2024
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Política

Deputado Expedito Netto destaca importância na conclusão da ponte do Abunã

Quinta-feira, 14 Julho de 2016 - 14:53 | Da Redacao


Na última semana o deputado federal Expedito Netto (PSD) foi recebido no Palácio do Planalto pelo presidente Michael Temer (PMDB) onde foram discutidos vários projetos de interesses do estado. A visita foi agendada pelo Senador Valdir Raupp (PMDB) com a participação das bancadas federais de Rondônia e do Acre. A cobrança principal feita pelo deputado Expedito Netto foi ao sentido da continuidade das obras da ponte do Abunâ sobre o rio Madeira. “É uma obra que teve inicio em fevereiro de 2014 sendo de extrema necessidade para a integração da Região Norte”. Afirmou o deputado Netto ao justificar a construção da ponte para dar suporte ao desenvolvimento da região.

Quem faz o percurso da rodovia BR-364 entre Porto Velho (RO) e Rio Branco (AC) precisa obrigatoriamente se utilizar dos serviços de balsas para atravessar o Rio Madeira, um dos maiores da região amazônica. Essa operação leva tempo de espera e tem o custo pela travessia que é feito por empresa particular. Sem contar os ricos da travessia que ficam a mercê das nuances do rio. A ponte em construção fica próxima do ponto em que o rio Abunã desemboca no Madeira e terá uma extensão de 3.800 metros, sendo 1.084 de vão central.  A construção da ponte é considerada fundamental para melhorar o escoamento de produtos básicos que abastecem o Acre, a exemplo de todo o combustível utilizado naquele estado que é produzido em Manaus, de onde é transportado até Porto Velho pela hidrovia o Madeira e segue para o Acre pela BR-364.

Expedito Netto alegou na audiência com o presidente Temer o bônus da construção da ponte para os dois estados, “Também é considerada importante para uma maior integração do Brasil com os países da região do Pacífico, com destaque para o turismo. Para Rondônia, a ponte é tida como um componente importante para a exportação de carne bovina e peixe, entre outros produtos”. Afirmou Expedito Netto recebendo o apoio dos demais colegas parlamentares de Rondônia e do Estado do Acre presentes no encontro.  “Com a conclusão da ponte vai acabar com esse gasto dos motoristas, que precisam pagar para atravessar de balsa, além de que irá permitir mais investimentos e negócios entre os dois estados e os países Andinos também”. Finalizou Expedito Netto.

Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também