Rondônia, quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Política

Publicado em Quinta, 19 de Janeiro de 2012 - 16h47

DER faz balanço das ações desenvolvidas em 2011

RONDONIAGORA


DER faz balanço das ações desenvolvidas em 2011

O ano de 2011 foi produtivo para o Departamento de Estradas de Rodagem em Rondônia (DER), que iniciou a nova gestão dando continuidade às obras já existentes do governo anterior. Exemplo disso é o Projeto Estradão que recuperou sete mil km da malha viária estadual, melhorou 360 km de estradas de responsabilidade da prefeitura de Porto Velho e assumiu outros 500 km de estradas na região da Ponta do Abunã, região também pertencente a Porto Velho.

O diretor geral do DER, o engenheiro Lúcio Mosquini, destaca o fator de todo esse trabalho de recuperação e abertura de estradas ter sido feito com o orçamento do governo anterior. “Não tínhamos lei orçamentária nossa, mas fizemos um belíssimo treinamento para trabalhar e desenvolver o setor de infraestrutura em 2012”, enfatizou.

Monitoramento

Porém, das mudanças implantadas em 2011 no DER, a marca da eficiência se notabilizou através do sistema de controle e rastreamento dos equipamentos. Trata-se de um software, adquirido no ano passado pelo Departamento que controla em tempo real, via satélite, todo comportamento da máquina e do operador. Com esse mecanismo de rastreamento, é possível provocar uma melhora na eficiência das ações e dos serviços.

O sistema de “vigilância” permanente permite ter informações detalhadas da máquina e do operador. Através dele se controla o motor, transmissão, caixa de marcha, filtro de óleo e de ar, por exemplo. O programa também monitora a aceleração do operador, troca de marcha, freio estacionário e torque do motor. Além disso, ele controla o posicionamento da máquina nas rodovias estaduais. Se a máquina sair da área de trabalho, um alarme é disparado no DER e o operador terá que explicar o porquê do desvio da rota.

“Quando alguém está sendo vigiado o seu comportamento é diferente. Esse sistema é um vigia. Se melhora o rendimento quando se produz mais com menos custo e é isso que o Estado está buscando”, disse o engenheiro que acrescentou ainda que a grande diferença entre uma gestão pública e outra é a eficiência. “Se você não ousar, se você não inovar, se você não inventar, você não tem nenhum problema. Mas se você fizer uma coisa diferente, você aumenta a eficiência do estado com o controle simples da máquina.

2012 - Transrondônia

Após as conquistas realizadas em 2011, a próxima meta do DER é dar início a Rodovia Transrondônia, que é um eixo paralelo a BR 364 e irá ligar Pimenteiras Do Oeste a Guajará Mirim. A proposta do Governo é fomentar o agronegócio do Estado, abrindo fluxo de escoamento ao que se produz no campo, através dessa nova alternativa de estrada. “Não é uma obra que se faz num governo só. Acredito que serão necessários três mandatos para concluir essa obra. Mas nós daremos o pontapé inicial e iremos transferir a responsabilidade de concluir esse importante projeto para os governos futuros”, encerra.


Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions