Rondônia, 23 de abril de 2024
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Política

Em audiência com Lobão, Raupp garante viabilidade de gasoduto

Terça-feira, 17 Junho de 2008 - 18:03 | Agência Informe


Durante reunião com o ministro Edison Lobão nesta terça-feira, o senador Valdir Raupp (PMDB-RO) reafirmou a importância da construção do gasoduto Urucu-Porto Velho para o desenvolvimento da região Norte. Após o encontro, o parlamentar declarou que “não restam mais dúvidas sobre a viabilidade da obra”.



Entenda o gasoduto

Para o parlamentar, o gasoduto trará novos investidores para a região, dando outra dinâmica a economia local, além de garantir ganhos ambientais. Vai acabar, por exemplo, com o transporte, via rio Madeira, de 1,3 milhão de litros do combustível por dia. Esse deslocamento representa alto risco para o meio ambiente. Além disso, reduzirá a emissão de gás carbônico decorrente da queima de diesel nas térmicas.

Entenda o gasoduto

A reserva de Urucu, localizada a 600 km de Manaus, tem potencial para produzir 9,3 milhões de metros cúbicos de gás natural por ano. O gasoduto terá 523 km ligando a bacia petrolífera a Porto Velho vai gerar energia elétrica mais barata e menos poluente para os estados de Rondônia e Acre.

O gasoduto vai substituir o óleo diesel utilizado na região para geração de energia. Hoje são transportados 1,3 milhão de litros do combustível por dia por meio do Rio Madeira, com alto risco ambiental.
Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também