Rondônia, 29 de março de 2024
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Política

Estado e sindicatos da Saúde fazem primeira reunião após greve

Terça-feira, 16 Junho de 2009 - 15:35 | RONDONIAGORA


Aconteceu na manhã desta terça-feira uma reunião entre representantes da Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) e de 03 sindicatos de servidores. O objetivo do encontro foi a retomada do diálogo interropido pela greve. Na reunião ficaram definidos os primeiros pontos e ações que serão feitas para minimizar o impacto e o atendimento paralisado durante o movimento. Os pontos passam pela compensação de atividades acumuladas e a luta em conjunto pela transposição e dívida do Beron.



“Sempre buscamos o diálogo. Mas só faríamos se a greve fosse interrompida. Com a intervenção da Justiça para o fim do movimento, mais uma vez abrimos um canal de conversação. Esse primeiro encontro, com os sindicalistas, é o passo que devemos dar. É nesse campo que as soluções devem ser buscadas e não a radicalização das ações. A partir de agora vamos começar a definir pontos que atendam a necessidade dos servidores e do governo do Estado”, afirmou Milton Moreira, secretário de Estado da Saúde.

Os primeiros pontos definidos no encontro foram à regularização das escalas de trabalho e de atendimento a pacientes. A meta é que os funcionários que participaram do movimento façam a compensação de atividades acumuladas. A definição das escalas repositórias será feita em cada unidade de saúde.

A meta é que durante essa semana as primeiras compensações sejam realizadas. Nesta quarta-feira, acontece, a partir das 14 horas, uma reunião entre os membros dos sindicatos e os diretores das unidades estaduais de saúde para colocar em dia as escalas e os atendimentos.

Luta em conjunto para transposição e dívida do Beron

Outro ponto definido foi à luta, em conjunto, para aprovação da PEC da Transposição e o cancelamento da dívida do Beron. A idéia é que o Sindsaúde, o Sintraer e o Sinderon atuem em parceria com o governo de Rondônia na busca de direitos do Estado e dos servidores. Com o êxito dessas reivindicações a administração Estadual poderá, de forma linear, atender os servidores de todas as categorias e setores do governo.

“Os servidores buscam a melhoria salarial e isso é justo. Porém vivemos um momento diferenciado, mesmo com as hidrelétricas e investimentos públicos, a arrecadação e o repasse do Fundo de Participação do Estado diminuíram. Então o momento é de união. O Estado quer dar o aumento a todas as categorias, não somente os funcionários da saúde, por isso precisamos que os representantes dos servidores se juntem nessa batalha. Precisamos observar ainda que o momento é de investimento em estrutura de saúde, pois é um ponto que outras administrações não fizeram e que ainda vem ao encontro da reivindicação de melhoria nas condições de trabalho”, completou Milton.

Investimento de 110 milhões de reais em estrutura de atendimento - Outro ponto apresentado pela Secretaria de Estado da Saúde foram os investimentos em estrutura de atendimento em saúde e de condições melhores de trabalho. Esse ponto também faz parte das reivindicações dos servidores e está sendo atendida pelo Estado. O governo de Rondônia vai investir 110 milhões de reais em estrutura de atendimento. “Serão 35 milhões de reais na ampliação do Hospital de Base Ary Pinheiros (HB) e na reconstrução total do Hospital Infantil Cosme e Damião (HICD) e da Policlínica Oswaldo Cruz (POC). Também serão investidos 45 milhões de reais em equipamentos para as unidades do Estado. O governo também retomou as obras do Hospital Regional de Cacoal (HRC). O investimento no HRC é de 35 milhões de reais”, destacou o secretário.
Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também