Rondoniagora.com

Rondônia, 03 de Outubro de 2022
Banner
Siga o Rondoniagora

Política

Expedito Júnior critica ação do governo no combate ao desmatamento

Quarta-feira, 23 Abril de 2008 - 18:28 | Agência Senado


Expedito Júnior critica ação do governo no combate ao desmatamento
Relator da Subcomissão Temporária para Acompanhar a Crise Ambiental na Amazônia, o senador Expedito Júnior (PR-RO) sustentou que o Ministério do Meio Ambiente e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) "só conhecem a política da repressão" e "têm muito pouco a comemorar". Após a visita de membros da subcomissão - criada para acompanhar a ação do governo federal no combate ao desmatamento em 31 municípios - à cidade de Tailândia, no Pará, o parlamentar relatou o que viu ao chegar.

- Tomei um susto. Nunca vi um caos social tão grande. As madeireiras não haviam sido fechadas pela Operação Arco de Fogo (executada pela Polícia Federal, pelo Ibama e pela Força Nacional de Segurança). Incendiaram os seus barracões, cortaram a energia elétrica delas. Não tiraram apenas os postes, mas até os fios da energia. Houve um verdadeiro saque - comentou.

Expedito Júnior acredita que o governo não conseguirá resolver os problemas nos 31 municípios acusados de liderar o ranking do desmatamento na Amazônia se não fizer uma "verdadeira operação para regularizar as terras" da região. E disse ter ficado satisfeito com o que viu em Paragominas (PA), outra cidade visitada pelos senadores da subcomissão, onde os madeireiros plantaram 30 milhões de árvores para exploração sustentada de suas atividades. Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News