Rondônia, sexta-feira, 5 de junho de 2020
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Política

Publicado em Quarta, 24 de Agosto de 2016 - 09h12

Ezequiel ressalta importância da regularização fundiária em Rondônia

Da Assessoria


Ezequiel ressalta importância da regularização fundiária em Rondônia
O deputado Ezequiel Júnior (PSDC) disse em pronunciamento durante grande expediente nesta terça-feira (23), que participou de reunião com governador e o presidente nacional do Incra, Leonardo Góes, com o representante do Estado, Cletho Muniz Brito, entre outras autoridades.

No encontro o presidente nacional veio saber das questões fundiárias em Rondônia e relatou as questões de Cujubim. Góes informou que até o final do ano que vem o Incra emitirá 250 mil títulos de propriedade em todo o País. Para Rondônia serão 34 mil títulos. Este número, disse Ezequiel, representa 1/3 do total necessário, que hoje representam cerca de 90 mil propriedades sem título definitivo.

Ezequiel disse que hoje Rondônia tem 100 áreas ocupadas e 140 aguardando a reintegração de posse, estando em discussão. Na região de Machadinho, Cujubim e Alto Paraíso, “vários produtores que estão há muitos anos nas áreas não possuem título”.

Relatou que a Liga de Camponeses Pobres (LCP) está ocupando área em Cujubim e a possibilidade de conflito é grande.

“O Incra sozinho não vai conseguir fazer nada. O Programa Terra Legal parece que foi criado para ser concorrente”, destacou.

O presidente nacional afirmou que já estão prontos para Rondônia 3 mil títulos, sendo que destes, 600 são para a região de Machadinho. “Com este título o produtor vai poder chegar em um banco e ter acesso a vários financiamentos, ganhando dignidade, gerando mais riquezas e acabando com os conflitos por posse de terras”, concluiu.

Aparte

Adelino Follador (DEM) disse que a questão da violência no campo está ligada à regularização da terra. “Produtores que estão há 20 anos na terra não têm segurança e assim começam os conflitos”, citou. O parlamentar afirmou que a culpa é do governo, que não regulariza. “Tomara que o Incra tire o pé do chão e regularize todas as terras”, concluiu.

Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions