Rondônia, quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Política

Publicado em Segunda, 06 de Agosto de 2012 - 16h51

Governador recebe médicos residentes e garante permanência do programa

DECOM


Médicos residentes, coordenadores do programa, secretário ajunto da Saúde, Orlando Ramires e o deputado estadual Jean de Oliveira foram recebidos pelo governador Confúcio Moura na manhã desta segunda-feira (6) em Porto Velho para, juntos, buscar uma solução para o programa de residência médica em Rondônia. Confúcio Moura ressaltou a importância do programa e afirmou que o Estado irá trabalhar dentro da realidade e com os recursos disponíveis.O governo do Estado também trouxe o médico Marcelo di Bonifácio, que é membro da Comissão Nacional de Residência Médica do Ministério da Educação, para que em conjunto com técnicos da secretaria de Estado da Saúde de Rondônia (Sesau) e coordenadores do programa elaborem um “Plano de Ação” para ser apresentado ao Conselho Nacional de Residência Médica nos dias 15 e 16 deste mês em Brasília.

Marcelo di Bonifácio afirmou que desde quinta-feira passada ele a e equipe da Sesau estão trabalhando na elaboração do plano e acredita na efetivação do credenciamento da residência médica do estado de Rondônia. “Não existe interesse do Ministério da Educação em retirar o credenciamento de nenhum estado”. Segundo ele, “a falta de infra-estrutura nas unidades públicas da saúde é um problema nacional e acaba atingindo os programas de residência médica”.

A denúncia ao conselho foi feita por médicos residentes que querem infra-estrutura que não condiz com a realidade da saúde pública do país. O governador Confúcio Moura lembrou que a presidente Dilma Rousef anunciou a possibilidade de buscar médicos especialistas em outros países para suprir a necessidade no Brasil.

O deputado Jean de Oliveira agradeceu ao governador Confúcio Moura por abrir um espaço em sua agenda para atendê-los demonstrando boa vontade em resolver o problema, que já vem se arrastando há tempos e estourou em sua administração. O parlamentar colocou a Assembléia Legislativa a disposição para ajudar na questão.

Rondônia tem 47 médicos residentes que estão especializando em seis áreas específicas, sendo clínico geral, clínica médica, ortopedia e traumatologia, pediatria, medicina intensiva, obstetrícia e ginecologia e infectologia. Cada residente recebe em média R$ 2,3 mil por mês para estudar. A especialização tem duração de dois a cinco anos conforme a área que o profissional esta se especializando.

Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions