Rondoniagora.com

Rondônia, 25 de Setembro de 2022
Banner
Siga o Rondoniagora

Política

GOVERNO DIZ QUE SENASP AUTORIZOU ENVIO DE TROPA FEDERAL A RONDÔNIA

Sexta-feira, 11 Julho de 2008 - 19:23 | RONDONIAGORA E DECOM


O Governo de Rondônia informou na noite desta sexta feira que a Secretaria Nacional de Segurança Pública – SENASP, órgão vinculado diretamente ao Ministério da Justiça, autorizou o envio da Força Nacional de Segurança Pública, atendendo pedido do governador Ivo Cassol, conforme ofício encaminhado ao ministro da Justiça, Tarso Genro. O pedido foi feito em decorrência das manifestações e paralisações dos quartéis, em atos promovidos pelas esposas dos policiais militares em todo o Estado. Também nesta sexta feira o Estado dá início a um plano emergencial, deslocando duas viaturas a cada uma das delegacias da Capital, mas as autoridades informam que não haverá policiamento ostensivo em virtude de vedação constitucional.

Segundo o secretário de Segurança, Tenente-Coronel Evilásio Sena, “é a Senasp quem avalia a viabilidade técnica e operacional do envio da Força de Segurança, e o estado de Rondônia foi atendido em seu pedido”, afirmou.
A Força de Segurança Nacional é composta por policiais de elite selecionados pelas P.M.s estaduais, tendo em seu quadro, inclusive, policiais de Rondônia, e podem se deslocar rapidamente para qualquer lugar do país onde seja preciso manter a ordem. Recentemente, utilizando inclusive helicópteros e lanchas especiais, policiais da Força de Segurança atuaram na cidade do Rio de Janeiro, durante os Jogos Pan-Americanos, e neste ano foram chamados para ajudar a combater a criminalidade nas cidades satélites do Distrito Federal, alcançando com êxito sua missão em todos os casos. Segundo o secretário Sena, “onde a Força Nacional chega a criminalidade praticamente cai a zero, e é o que deverá acontecer em Porto Velho ”.

No pedido do governador Cassol não foi fixado um número de policiais para a missão, mas o contingente a ser enviado será suficiente para garantir a segurança da população que, mesmo com a queda do número de viaturas nas ruas devido ao protesto das esposas dos policiais, considerado ilegal pela Justiça conforme liminar concedida ao estado, não houve aumento expressivo dos índices de crimes nos últimos dias, visto que policiais civis, rodoviários e federais estão auxiliando no policiamento para que a ordem seja mantida.

Aguarda-se para as próximas horas uma resposta formal do Ministério da Justiça no sentido de autorizar oficialmente a vinda para Porto Velho dos policiais da Força de Segurança Nacional. Enquanto isso não acontece, o Governo do Estado mantém sua posição de não negociar com o movimento, considerado ilegal pela Justiça e que, portanto, está agindo em desrespeito à Lei. “O primeiro passo foi dado e a Senasp autorizou, agora só depende do ministro”, finalizou Sena. Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News