Política
Jaime Bagattoli destaca a colonização e reforma agrária de Assis Canuto durante homenagem no Senado Federal
Terça-feira, 09 Setembro de 2025 - 08:07 | da Assessoria

O plenário do Senado Federal sediou, nesta segunda-feira (8), uma sessão especial de homenagem ao ex-deputado federal Assis Canuto. O reconhecimento, feito pelo senador Jaime Bagattoli (PL), contou com a presença de autoridades e lideranças políticas de Rondônia.
Em sua fala, Bagattoli destacou o papel central que Canuto teve no processo de colonização e reforma agrária do Estado de Rondônia, quando ainda era território federal.
“Assis Canuto é um homem que estava no lugar certo e no momento certo da história. É difícil imaginar Rondônia sem a sua contribuição. Por isso, no dia de hoje entregamos o diploma de honra ao mérito que reconhece toda a atuação dele no processo de reforma agrária do estado. Um trabalho que serviu de modelo para o restante do país, um exemplo de colonização feito com ética e muito respeito”, disse o senador.
A sessão contou com as presenças dos senadores Marcos Rogério e Confúcio Moura, da presidente do PL Mulher em Rondônia, Sandra Melo, do deputado estadual Alan Queiroz, de ex-parlamentares de Rondônia, como o casal Valdir Raupp e Marinha Raupp, o ex-deputado Miguel de Souza, além de familiares e amigos do homenageado.
Em sua fala de agradecimento, Assis Canuto lembrou dos desafios no início do seu trabalho e também chamou os presentes a refletirem sobre o futuro de Rondônia e da região Norte como um todo.
“Se fosse para pensar sobre o estado eu começaria pela questão ambiental. Desde que eu comecei a militar na vida política eu vejo que não temos uma política ambiental honesta. Hoje em dia nós temos mais obrigação com a floresta do que com o ser humano. Isso é um absurdo”, declarou o ex-deputado.
TRAJETÓRIA
Ao longo da década de 1970, Assis Canuto, na função de coordenador de projetos do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), realizou diversos trabalhos na implantação dos assentamentos de agricultores no então Território Federal de Rondônia. O feito permitiu a abertura de estradas e a construção de escolas rurais.
Após isso, Canuto fez carreira representando Rondônia como deputado federal constituinte, além de ocupar cargos políticos no estado, sendo prefeito e vice-prefeito do município de Ji-Paraná, vice-governador e secretário estadual de Agricultura.