Rondônia, segunda-feira, 20 de agosto de 2018
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Política

Publicado em Sexta, 10 de Dezembro de 2010 - 09h22

Jesualdo defende valorização do profissional da engenharia

RONDONIAGORA


Em deferência à data alusiva ao dia do engenheiro, comemorado neste dia 11 de dezembro, o deputado estadual Jesualdo Pires (PSB) ressaltou a importância da atividade exercida por estes profissionais na esfera pública e privada, lembrando que o trabalho destes trabalhadores é imprescindível para a estruturação e bem estar das cidades.São os profissionais da engenharia que projetam e gerenciam a execução das obras como prédios, hospitais, escolas, pontes, viadutos, estradas. É o engenheiro o responsável pelas redes de instalações elétricas, hidráulicas e de saneamento. O compromisso desses trabalhadores é com a qualidade e a segurança. Cabe a ele garantir a estabilidade, qualidade e a segurança das obras, para o usufruto da população.

É um profissional que atua em praticamente todos os campos, mas
infelizmente na esfera pública falta valorização profissional. A distorção salarial é um dos principais obstáculos que a categoria enfrenta junto ao Poder Público.

O parlamentar lembrou que somente neste ano é que os profissionais de engenharia do Estado conquistaram o direito de ingressar num Plano de Cargos Carreira e Salário mais adequado, quando por iniciativa dele, a Assembleia Legislativa aprovou uma emenda autorizando os profissionais da engenharia civil, elétrica, geologia, agrimensor, florestal, industrial, mecânica, de pesca, agrônomo, agrícola e de segurança no trabalho lotados na administração direta e indireta do Governo do Estada a optarem pelo ingresso no PCCS do Departamento de Estradas e Rodagens (DER) que é mais condizente à categoria.

“São vários cargos com funções de igual relevância, mas com salários diferenciados. Os deputados deram mais dignidade a esses servidores com a aprovação desta medida”, disse o deputado.

Mercado - Jesualdo também fez uma analise do mercado de trabalho que está bastante promissor para estes profissionais. “O mercado está bastante aquecido em Rondônia e a tendência é de melhorar”, disse.
O bom momento é reflexo do crescimento da economia no Estado, com o advento de projetos do Governo Federal como o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), Construção da Usinas Hidrelétricas e diversas linhas de financiamentos de crédito para a construção civil, proporcionou um aumento na oferta de empregos para estes profissionais.

Outra situação positiva é o fortalecimento do mercado agroindustrial que também deixou um amplo mercado para os profissionais da engenharia ambiental, de alimentos e florestal, e há ainda o fato de Rondônia possuir uma das maiores bacia pesqueiras de água doce da Região Norte, o que garante espaço para o mercado da engenharia de pesca e aqüicultura.

Pela analise de Jesualdo para os próximos anos, a demanda pelo profissional deve aumentar, posto que boa parte dos investimentos previstos para o Estado ainda não foram liberados.

“Rondônia deve estar preparada para este momento para que grande parte do corpo técnico-profissional a ser absorvido seja rondoniense. No ramo da engenharia temos diversas graduações prestes a formar novos profissionais. Temos a Unir de Porto Velho com engenharia civil, Ji-Paraná com engenharia ambiental, Presidente Médici com engenharia da pesca e aqüicultura, engenharia de alimentos em Ariquemes, produção agroindustrial em Cacoal e engenharia florestal em Rolim de Moura”, concluiu.

Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions