Rondônia, domingo, 7 de agosto de 2022
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Política

Publicado em Terça, 05 de Julho de 2022 - 10h58

Juiz acata pedido e manda comunicar Câmara para afastar prefeito de Vilhena imediatamente

da Redação


Juiz acata pedido e manda comunicar Câmara para afastar prefeito de Vilhena imediatamente

O juiz Edson Bernardo Andrade Reis Neto, do Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE), atendeu pedido da Coligação Fé e Ação por Vilhena, e determinou o encaminhamento de ofício â Câmara Municipal da cidade para providenciar o imediato afastamento do prefeito Eduardo Toshiya Tsuru e de sua vice, Patrícia Aparecida da Gloria, cassados no início do ano por decisão colegiada.

Os dois políticos são acusados de usar alimentos da merenda escolar para promoção política durante a campanha de reeleição. O TRE determinou o afastamento imediato do cargo e Japonês, como o prefeito é conhecido, anunciou que irá recorrer ao TSE.

“Ao meu sentir, entendo que não há óbice ao seu incontinenti cumprimento pois, como já afirmado, o recurso de embargos de declaração apenas delimita o momento do cumprimento, firmando que deve ser após a análise do caso no âmbito do TRE (e não TSE), o que já ocorreu na sessão do dia 17/02/2022. Lado outro, sobre a parte do dispositivo da decisão relativa à realização de novas eleições, cabe ao Presidente do Tribunal a iniciativa privativa de expedição das instruções necessárias”, diz o magistrado.

Ele se baseia principalmente no Artigo 257 do Código Eleitoral, que prevê que os recursos eleitorais não terão efeito suspensivo, além de farta jurisprudência do TSE.

Ainda de acordo com o juiz, que é relator do caso no TRE rondoniense, quem deve assumir a Prefeitura interinamente é o presidente da Câmara de Vereadores, até a realização de eleições suplementares.


Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions