Preso em 26 de junho do ano passado, após ser condenado a 6 anos e 8 meses de prisão por desvios de milhões de reais quando era presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, o deputado afastado Marcos Antônio Donadon depende da boa vontade de um apenado condenado por tráfico de drogas para garantir sua transferência de uma unidade prisional em Porto Velho para Vilhena, onde residem seus parentes. Nesta terça-feira, a juíza da 1ª Vara de Execuções e Contravenções Penais, Denise Pipino Figueiredo determinou providências para verificar a possibilidade da transferência.
A transferência pode ser possível devido a redução da pena de Marcos Donadon, determinada pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) em março desse ano. Condenado inicialmente a 8 anos e 4 meses, houve redução do tempo de prisão para 6 anos e 8 meses.
Em abril desse ano, o apenado teve garantida a progressão de regime do fechado para o semiaberto. No mês maio, ele obteve autorização para passar cinco dias em Vilhena.
Ao despachar o pedido, a juíza mandou verificar, caso os apenados estejam em situações semelhantes, autorização para transferência mediante permuta entre os apenados Marcos Antônio Donadon e Tácio Luciano Bueno.