Rondônia, 28 de março de 2024
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Política

Laerte Gomes destaca preocupação com crise econômica na agricultura familiar

Quarta-feira, 27 Abril de 2016 - 20:08 | Da Assessoria


O deputado Laerte Gomes (PSDB) em seu pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa, durante sessão desta terça-feira (26) destacou sua preocupação durante visitas ao interior do Estado diante das inúmeras reclamações de comerciantes, pequenos e médios produtores devido à crise econômica que estão enfrentando.

De acordo com o parlamentar, diante da crise que assola todo o país, a falta de geração de renda e emprego afeta, principalmente, a movimentação da economia dos pequenos municípios e incentiva a evasão dos jovens, filhos de agricultores, que poderiam contribuir futuramente com o desenvolvimento da agricultura familiar.

Para Laerte Gomes a única forma de mudar o atual quadro seria através do que, segundo ele, Rondônia tem de mais rico, ou seja, terras férteis dentro de um Estado onde ocorrem períodos de chuvas seis vezes ao ano ou mais e incentivo do governo do Estado em cobrar da sua Secretaria de Agricultura, programas voltados ao setor produtivo e na agricultura.

“Nós podemos mudar a história dessas pequenas cidades, mas para isso não podemos aceitar uma região rica em terras como a nossa que não tenha programas voltados para a agricultura como forma de gerar renda, emprego e arrecadação para o Estado”, declarou o deputado.

No entanto, Laerte Gomes ressaltou que isso só será possível com o fortalecimento da Seagri, órgão ao qual o parlamentar disse considerar o mais importante do Poder Executivo.

Segundo ele, fortalecer a secretaria com subsídios e incentivos a programas voltados ao setor produtivo, de acordo com a aptidão de cada região, seria uma alternativa de superar a crise e fomentar a economia dos municípios menores onde se encontram o maior número de pequenos produtores rurais.

Laerte Gomes informou que disponibilizou para a Emater, para atender Alvorada do Oeste, emenda parlamentar para a aquisição de 400 mil mudas de café clonal. No entanto, ressaltou que se essas mudas fossem distribuídas nas portas de cada pequeno agricultor, mais da metade seria perdida.

“Porque falta incentivo justamente pela ausência de programas. Eles precisam da análise do solo, calcário para preparar a terra, a irrigação e infelizmente essas necessidades parecem não ecoar na Seagri”, ressaltou Laerte.

O deputado salientou que o próprio governador Confúcio Moura (PMDB) tem orientado a Seagri para investimentos em programas voltados para o plantio de café, porém, disse o deputado, “o atual secretário parece se preocupar apenas com o evento Rondônia Rural Show e em viajar”, sugeriu.

Pensando nisso, destacou Laerte, em reunião com gerentes das regionais da Emater dos municípios de Ji-Paraná, São Francisco do Guaporé e Alvorada do Oeste, foi criado o Programa Revitalização Estadual Cafeicultura (Precafé) que será apresentado ao governador Confúcio Moura.

Laerte Gomes explicou que o Precafé pretende beneficiar produtores com aptidão para a cafeicultura, inicialmente da região de Alvorada e devidamente selecionados pela Emater. O parlamentar fez uma previsão de resultados para a produção do grão, após dois anos da implantação do Precafé, onde segundo ele, com as 400 mil mudas adquiridas através de sua emenda, se estima uma primeira colheita avaliada em mais de R$ 3 milhões.

“O ponto forte do nosso programa é isso, o aquecimento da economia desses municípios, a geração de renda para o pequeno produtor e consequentemente o fortalecimento do nosso Estado”, concluiu Laerte Gomes.

Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também