Rondônia, quinta-feira, 16 de agosto de 2018
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Política

Publicado em Terça, 21 de Agosto de 2012 - 09h15

Luizinho propõe alteração na Lei da Pesca no Guaporé e Mamoré

ALE


A Lei da Pesca que normatiza a atividade nas bacias hidrográficas de Rondônia deve ser novamente discutida pelos deputados estaduais. Atualmente ela restringe a cota do pescado para os pescadores profissionais em 70 quilos semanais e cinco quilos (5 kg) por pescador amador de captura ou de pesca esportiva.

O deputado Luizinho Goebel (PV) disse que pretende propor emenda modificativa no projeto para atender os interesses dos pescadores. “Vamos discutir a matéria como sempre fizemos preocupados em buscar um equilíbrio entre os interesses dos pescadores e a proteção da Bacia Hidrográfica de Rondônia. A nossa proposta será de aumentar para a pesca amadora de 05 quilos para 10 quilos e um exemplar, e para os pescadores profissionais abrir a discussão com a categoria e avaliar as propostas, juntamente com nossos demais colegar parlamentares”, disse.

A matéria foi discutida e votada em 2011 e resultou na proibição da pesca predatória nas bacias do Guaporé e Mamoré, visando a ampla proteção da fauna aquática da região, ao estabelecer limitações que antes não existiam, como a proibição total do uso de apetrechos como redes e anzóis de galho, dentre outros. Na prática, a pesca está liberada apenas com linhadas e varas com molinete ou carretilha. Para o deputado é possível, dentro da retomada de uma discussão sobre o assunto, rever as restrições quanto ao quilo do pescado liberado para os pescadores profissionais e amadores. Quanto à proibição do uso de todo o aparato que era liberado para a captura do pescado ele entende que foi um avanço da lei.

Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions