Rondônia, domingo, 18 de fevereiro de 2018
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Política

Publicado em Terça, 14 de Agosto de 2012 - 09h35

Movimentos sindicais e sociais se unem pela Transposição e Reforma Agrária

Assessoria


Em reunião histórica realizada nesta segunda-feira (13/08) em Porto Velho, foi concretizada uma inédita união entre entidades sindicais e sociais, entre trabalhadores do serviço público, iniciativa privada e trabalhadores do campo e da cidade.Pela primeira vez, também, em Rondônia, estão unidas as centrais sindicais Central Única dos Trabalhadores (CUT), Central dos Trabalhadores do Brasil (CTB), Força Sindical e União Geral dos Trabalhadores (UGT); além da Federação dos Trabalhadores da Agricultura de Rondônia (FETAGRO).

Participaram da reunião e definiram apoio à mobilização geral para garantir a transposição dos servidores e a reforma agrária em Rondônia, representantes dos seguintes movimentos sociais: Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), Movimento dos Atingidos por Barragem (MAB), Comissão Pastoral da Terra (CPT) e Pastoral Indigenista, que formam a Via Campesina.

Todas as lideranças se manifestaram duramente contra a postura de descaso do Governo Federal com o Estado de Rondônia, em relação a não implementação da transposição dos servidores e a efetivação da reforma agrária.

A estratégia para unir trabalhadores rurais e urbanos é dar a mesma prioridade para as duas reivindicações e desenvolver ações e protestos de grandes proporções para sensibilizar a União.

Na prática, todas as entidades agirão como um movimento unificado pela transposição e reforma agrária, que será responsável pela definição dos atos de protestos, pela mobilização e execução das ações programadas.

O movimento da transposição e reforma agrária definiu que realizará ações políticas e grandes protestos para dar visibilidade à pauta de reivindicação e forçar o Governo Federal a negociar.

O Movimento Unificado aprovou, ainda, entre outras medidas, uma reivindicação à Bancada Federal do Estado de Rondônia para que se afaste temporariamente da base política do Governo Federal, analisando caso a caso o posicionamento em cada votação, bem como foi aprovada a divulgação de uma Carta de Rondônia, pela transposição e Reforma Agrária.

Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions